IMAGES OF DROUGHT IN CINEMA AND THE ELABORATION OF A MEMORY OF VIOLENCE

Margens

Endereço:
Rua Manoel de Abreu - Campus de Abaetetuba - Multirão
Abaetetuba / PA
66440-000
Site: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens
Telefone: (91) 3201-7083
ISSN: 1982-5374
Editor Chefe: AUGUSTO SARMENTO-PANTOJA
Início Publicação: 15/01/2004
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

IMAGES OF DROUGHT IN CINEMA AND THE ELABORATION OF A MEMORY OF VIOLENCE

Ano: 2022 | Volume: 16 | Número: 27
Autores: Augusto SARMENTO-PANTOJA, Anairan JERÔNIMO
Autor Correspondente: Anairan JERÔNIMO | [email protected]

Palavras-chave: Imagem. Cinema. Seca. Memória. Violência.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A seca no sertão nordestino é uma calamidade histórica. As mortes em decorrência da seca na região apenas nos séculos XIX e XX ultrapassam os 4 milhões de pessoas. A ineficiência do Estado em lidar com esses desastres, o abandono das vítimas e o silenciamento em torno da memória dessa violência favorece o apagamento do trauma histórico. Para Seligmann-Silva (2008), as narrativas artísticas são campo fecundo para reelaborar a memória de violência, e é na expressão do imaginário que o intraduzível do trauma alcança certa traduzibilidade. Este trabalho objetiva analisar a construção imagético-discursiva do sujeito castigado pela seca e o sertão como cenário de uma calamidade histórica e política no cinema. Para tanto faremos uma análise comparada da construção da imagem de Fabiano e Severino; protagonistas de Vidas Secas, de Nelson Pereira dos Santos (1963) e Morte e Vida Severina, de Zelito Viana (1977).



Resumo Inglês:

The drought in the northeastern hinterland is a historical calamity. Deaths from drought in the region in the 19th and 20th centuries alone exceed 4 million people. The State's inefficiency in dealing with these disasters, the abandonment of victims and the silencing around the memory of this violence favors the erasure of the historical trauma. For Seligmann-Silva (2008), artistic narratives are a fertile field for reelaborating the memory of violence, and it is in the expression of the imaginary that the untranslatable of trauma achieves a certain translatability. This work aims to analyze the imagery-discursive construction of the subject punished by the drought and the sertão as the scenario of a historical and political calamity in cinema. In order to do so, we will make a comparative analysis of the construction of the image of Fabiano and Severino; protagonists of Vidas Secas, by Nelson Pereira dos Santos (1963) and Morte e Vida Severina, by Zelito Viana (1977).