WHAT SUBJECTS ARE CONDEMNED IN THIS WORK OF THE MEMORY? CONCERNS ABOUT PALAVRAS CRUZADAS, BY GUIOMAR DE GRAMMONT

Margens

Endereço:
Rua Manoel de Abreu - Campus de Abaetetuba - Multirão
Abaetetuba / PA
66440-000
Site: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens
Telefone: (91) 3201-7083
ISSN: 1982-5374
Editor Chefe: AUGUSTO SARMENTO-PANTOJA
Início Publicação: 15/01/2004
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

WHAT SUBJECTS ARE CONDEMNED IN THIS WORK OF THE MEMORY? CONCERNS ABOUT PALAVRAS CRUZADAS, BY GUIOMAR DE GRAMMONT

Ano: 2022 | Volume: 16 | Número: 27
Autores: Luiza Helena Oliveira da Silva
Autor Correspondente: Luiza Helena Oliveira da Silva | [email protected]

Palavras-chave: Guerrilha do Araguaia. Polifonia. Literatura e história. Memória.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo trata de textos ficcionais que tematizam a Guerrilha do Araguaia, movimento que respondeu pelo massacre de militantes do PCdoB que pretendiam uma revolução de base campesina a partir do norte do País, promovendo a derrocada da ditadura militar no Brasil (1964- 1985). Trata do trabalho de memória que opera sobre o arquivo, constituindo-se a literatura também como arquivo, servindo, pois, para a produção se sentidos para o passado recente do país. São aqui analisadas parte das produções que a tematizam, com mais atenção o romance de Guiomar de Grammont, Palavras cruzadas. Com um texto que tem como principal característica a explicitação da polifonia, a autora parece pretender construir um quadro mais objetivo dos acontecimentos, sancionando os dois lados envolvidos no confronto. Arregimentando diferentes vozes, acaba, por fim, por alinhar-se aos que condenam os sujeitos que atuaram na resistência política à ditadura.



Resumo Inglês:

This article deals with fictional texts that thematize the Guerrilha do Araguaia, a movement that responded for the massacre of PCdoB militants who intended a peasant-based revolution from the north of the country, promoting the overthrow of the military dictatorship in Brazil (1964-1985). It deals with the work of memory that operates on the archive, constituting literature also as an archive, serving, therefore, for the production of meanings for the country's recent past. Part of the productions that thematize it are analyzed here, with more attention being paid to Guiomar de Grammont's novel, Palavras Cruzadas. With a text whose main characteristic is the explanation of polyphony, the author seems to intend to build a more objective picture of the events, sanctioning the two sides involved in the confrontation. Bringing together different voices, it ends up, finally, aligning itself with those who condemn the subjects who acted in the political resistance to the dictatorship.