Soma 15: O Jogo da Escopa utilizado como Ferramenta para o Ensino da Matemática

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ISSN: 2525-7056
Editor Chefe: Patricia Helena Mirandola Garcia
Início Publicação: 21/07/2016
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Multidisciplinar

Soma 15: O Jogo da Escopa utilizado como Ferramenta para o Ensino da Matemática

Ano: 2021 | Volume: 2 | Número: Especial
Autores: L. F. A. Falqui, F. P. Souza
Autor Correspondente: Luís Fernando Alcântara de Falqui | [email protected]

Palavras-chave: Ensino de Matemática, Cálculo Mental, Raciocínio Lógico, Contagem, Escopa

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo discorre sobre um relato de experiência a respeito da utilização de um jogo de cartas, a escopa, enquanto instrumento de ensino de matemática, em sala de aula. Buscamos uma abordagem atrativa e de fácil absorção, despertando curiosidades e construindo pensamentos estratégicos intuitivos, de modo individual ou em grupos, trabalhamos alguns conceitos matemáticos, entre eles: raciocínio lógico, contagem e operações aritméticas básicas. Além de registrarmos a criatividade dos alunos, atuamos na comunicação entre os jogadores (em duplas), na observação de possibilidades e tomada de decisões e nas estratégias para o desenvolvimento do jogo, de forma lúdica e divertida através da gamificação. Ademais, procuramos variar e ampliar a utilização do material didático, nas aulas expositivas, na resolução de exercícios, como mais uma ferramenta para a aprendizagem, e assim, tentamos motivar alunos e professores, tornando o estudo dessa parte da Matemática mais dinâmica, significativa e prazerosa.



Resumo Inglês:

This article discusses an experience report on the use of a card game, the scope, as an instrument for teaching mathematics in the classroom. We seek an attractive and easy-to-absorb approach, arousing curiosity and building intuitive strategic thoughts, individually or in groups, we work with some mathematical concepts, including: logical reasoning, counting and basic arithmetic operations. In addition to recording the creativity of students, we work in communication between players (in pairs), in the observation of possibilities and decision-making and in strategies for the development of the game, in a playful and fun way through gamification. Furthermore, we seek to vary and expand the use of teaching material, in lectures, in solving exercises, as another tool for learning, and thus, we try to motivate students and teachers, making the study of this part of Mathematics more dynamic, meaningful and pleasurable.