RESISTANCE, COUNTERCULTURE AND SURVIVAL: EXILED BRAZILIAN ARTISTS IN LONDON IN THE 1970’s
Margens
RESISTANCE, COUNTERCULTURE AND SURVIVAL: EXILED BRAZILIAN ARTISTS IN LONDON IN THE 1970’s
Autor Correspondente: Paulo BUNGART NETO | [email protected]
Palavras-chave: : Exílio em Londres. Depoimentos sobre ditadura. Memorialística brasileira contemporânea.
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
O artigo discute aspectos relacionados ao exílio durante a ditadura civil-militar brasileira dos anos 1960 e 1970, a partir da análise de testemunhos, cartas e contos de artistas e escritores como Antonio Bivar (Verdes vales do fim do mundo, 1984); Caetano Veloso (Verdade tropical, 1997); e Caio Fernando Abreu (Estranhos estrangeiros, 1996; Cartas, 2002; e Ovelhas negras, 2009, dentre outros), a respeito de suas experiências como exilados em Londres. Com o apoio de diversos textos teóricos e críticos, tais como MACIEL (1987); VIÑAR (1992); ROLLEMBERG (1999); PIZARRO (2006a; 2006b); SZNAJDER, RONIGER (2009); RIDENTI (2014); GASPARI (2014), e buscando inter-relacionar história, psicanálise, política e literatura memorialística, a intenção é demonstrar de que maneira a condição do autoexílio ou exílio forçado levou os artistas brasileiros a vivenciarem intensos processos de despersonalização, crises de identidade e depressão, que interferiram em suas vidas pessoais e carreiras artísticas.
Resumo Inglês:
The paper discusses aspects related to exile during the 1960s and 1970s Brazilian civilmilitary dictatorship, from the analysis of testimonies, letters and short stories produced by artists and writers such as Antonio Bivar (Verdes vales do fim do mundo [Green valleys at the end of the world], 1984); Caetano Veloso (Verdade Tropical [Tropical truth], 1997); and Caio Fernando Abreu (Estranhos estrangeiros [Strange foreigners], 1996; Cartas [Letters], 2002; and Ovelhas negras [Black sheep], 2009, among others), about their experiences as exiles in London. With the support of many theoretical and critical texts, such as MACIEL (1987); VIÑAR (1992); ROLLEMBERG (1999); PIZARRO (2006a; 2006b); SZNAJDER, RONIGER (2009); RIDENTI (2014), GASPARI (2014), and intermingling history, psychoanalysis, politics and memoirs, the intention is to demonstrate how the condition of self-exile or forced exile led Brazilian artists to live intense processes of depersonalisation, identity crisis and depression that interfered in their personal lives and artistic careers.