Qualidade Afetiva em Sistemas Computacionais: design de interação para e com crianças em contexto de aprendizado

Tecnologias, Sociedade e Conhecimento

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ISSN: 2318-8839
Editor Chefe: Prof. Dr. José Armando Valente e Profa. Dra. Maria Cecília Calani Baranauskas
Início Publicação: 11/11/2013
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciência da computação, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Multidisciplinar

Qualidade Afetiva em Sistemas Computacionais: design de interação para e com crianças em contexto de aprendizado

Ano: 2016 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: E. C. S. Hayashi
Autor Correspondente: E. C. S. Hayashi | [email protected]

Palavras-chave: qualidade afetiva, sistemas computacionais, design de interação, crianças

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Contar histórias é uma atividade autêntica e pessoalmente relevante, que tem mostrado ter benefícios para as crianças, como o desenvolvimento da criatividade, a imaginação, a manipulação de conceitos abstratos e, em alguns casos, o desenvolvimento do pensamento lógico. Esta tese apresenta uma contribuição às áreas da Interação Humano-Computador (IHC) e da Informática aplicada à Educação, especialmente no campo do Design da Interação, uma vez que apresenta um modelo para a criação de ambientes computacionais para a criação de narrativas de forma colaborativa (Figura 1a), instanciados em tecnologias tangíveis contemporâneas (Figura 1b). Este modelo é chamado CPES (Collaborative Programmable Environment for Storytelling).