Proposta de ferramenta educacional para o desenvolvimento do pensamento computacional
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
Proposta de ferramenta educacional para o desenvolvimento do pensamento computacional
Autor Correspondente: V. V. V. A Odakura | [email protected]
Palavras-chave: pensamento computacional, jogos digitais, educação
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
O Pensamento Computacional, conceito amplamente divulgado e empregado em diversos trabalhos na literatura, é considerado uma habilidade fundamental para todas as pessoas. Este artigo relata o desenvolvimento e aplicação de uma ferramenta educacional intitulada “Desplugadamente” com o objetivo de estimular as habilidades do Pensamento Computacional. Foi aplicado um modelo avaliativo para verificar a utilização da tecnologia com crianças do Ensino Fundamental II. A ferramenta apresenta atividades em papel utilizando a estratégia Computação Desplugada e atividades web utilizando a estratégia Jogos Digitais.
Resumo Inglês:
Computational thinking, widely disseminated and used in several works in the literature, has been considered as one of the fundamental skills of the human intellect, as well as reading, writing and arithmetic. This article describes the development and application of an educational tool entitled “Plugged-in” to stimulate concepts of Computational Thinking. To evaluate the tool an exploratory case study was conducted in a public school with elementary school students, through an educational workshop. The analysis of the data collected through interviews, questionnaires and direct observation, indicates that the tool stimulated the concepts of Computational Thinking: abstraction, algorithms and procedures, decomposition and simulation.