Paulo Freire: el andariego de la utopía como luminiscencia de la crisis del Sur hoy

Tecnologias, Sociedade e Conhecimento

Endereço:
Rua Seis de Agosto, 50 - Bloco V da Reitoria - 2º Piso - Cidade Universitária
Campinas / SP
13083-873
Site: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc
Telefone: (19) 3521-7350
ISSN: 2318-8839
Editor Chefe: Prof. Dr. José Armando Valente e Profa. Dra. Maria Cecília Calani Baranauskas
Início Publicação: 11/11/2013
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciência da computação, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Multidisciplinar

Paulo Freire: el andariego de la utopía como luminiscencia de la crisis del Sur hoy

Ano: 2021 | Volume: 8 | Número: 2
Autores: M. E. Rodriguez
Autor Correspondente: M. E. Rodriguez | [email protected]

Palavras-chave: paulo freire, luminescência, descolonialidade planetária

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

No quadro da descolonialidade planetária, na linha de pesquisa intitulada: Paulo Freire: o errante da utopia nas transmetodologias, um objetivo complexo de indagação se cumpre, sustentamos a obra freiriana, o errante da utopia como luminescência da crise do Sul hoje. É uma investigação transmetódica com desconstrução rizomática, resgatando o sujeito investigador e seu sentimento. Erguem-se categorias como conscientização -conscientização, dialógico -dialético, alfabetização política. A crise no Sul está permeada por reconstruções promissoras com amor e fé freirianos; os meios de tecnologia da informação e comunicação se desenvolveram fortemente hoje sendo portadores da inclusão possível, como uma verdadeira libertação das epistemologias do Sul.



Resumo Espanhol:

En el marco de la decolonialidad planetaria, en la línea de investigación titulada:Paulo Freire: el andariego de la utopía en las transmetodologías,se cumple con objetivo complejo de indagación sustentamos la obra freiriana, al andariego de la utopía como luminiscencia dela crisis del Sur hoy. Se trata de una indagación transmetódica con la deconstrucción rizomática, rescatando el sujeto investigador y su sentipensar. Se erigen categorías como concientización –concientización, diálogo dialógico -dialectico, alfabetización política. La crisis en el Sur se permea de reconstrucciones esperanzadoras con el amor y la fe freiriana;los medios de la tecnología de la información y comunicación poderosamente desarrollados hoy siendo portadores de la posible inclusión, como verdadera liberación de las epistemologías del Sur.