OS TRAÇADOS DA CIDADE: A BELÉM DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX

Margens

Endereço:
Rua Manoel de Abreu - Campus de Abaetetuba - Multirão
Abaetetuba / PA
66440-000
Site: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens
Telefone: (91) 3201-7083
ISSN: 1982-5374
Editor Chefe: AUGUSTO SARMENTO-PANTOJA
Início Publicação: 15/01/2004
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

OS TRAÇADOS DA CIDADE: A BELÉM DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX

Ano: 2019 | Volume: 13 | Número: 21
Autores: T. S. C. Teixeira
Autor Correspondente: T. S. C. Teixeira | [email protected]

Palavras-chave: Cidade, Belém, Lazer

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo visa compreender acerca dos traçados da cidade de Belém entre as décadas de 40 e 50. Objetiva apresentar os lugares de lazer existentes na cidade, o espaço urbano da capital, constituído por um território central, moderno, marcado pelos resquícios da Belle Époque, pelos grandes clubes carnavalescos e territórios com caracterizações depreciativas. Belém emerge como uma trama na qual os fios se intercruzam pelas relações sociais, pelas práticas culturais, sendo uma cidade conectada por fluxos e refluxos de pessoas cotidianamente, que tem nas suas manifestações culturais, a exemplo do carnaval, um marco nos bairros e, consequentemente, na cidade. Portanto, essa multiplicidade de espaços do carnaval belenense comporta as transformações pelas quais Belém passou no final do XIX para o século XX. Assim, estamos discutindo Cidade na perspectiva de Le Goff (1988), Ferrara (1999), Avelino (2009), Arantes (1999), Correa (2010).



Resumo Inglês:

This article aims to understand the traces of the city of Belém between the 40s and 50s. It intends to present the existing leisure places in the city, the urban space of the capital, constituted by a central, modern territory, marked by the remnants of the Belle Époque, by the big carnival clubs and territories with derogatory characterizations. Belém emerges as a plot where the threads are intertwined by social relations, cultural practices, being a city connected by flows and refluxes of people on a daily basis, which has in its cultural manifestations, like the carnival, a landmark in the neighborhoods and, consequently, in the city. Therefore, this multiplicity of spaces in the carnival of Belém includes the transformations that Belém underwent at the end of the 19th to the 20th century. Thus, we are discussing City from the perspective of Le Goff (1988), Ferrara (1999), Avelino (2009), Arantes (1999), Correa (2010).