OS ABANDONADOS DE BELÉM DO GRÃO-PARÁ, DE DALCÍDIO JURANDIR: A VIDA NUA ANDA DESCALÇA

Margens

Endereço:
Rua Manoel de Abreu - Campus de Abaetetuba - Multirão
Abaetetuba / PA
66440-000
Site: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens
Telefone: (91) 3201-7083
ISSN: 1982-5374
Editor Chefe: AUGUSTO SARMENTO-PANTOJA
Início Publicação: 15/01/2004
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

OS ABANDONADOS DE BELÉM DO GRÃO-PARÁ, DE DALCÍDIO JURANDIR: A VIDA NUA ANDA DESCALÇA

Ano: 2018 | Volume: 12 | Número: 18
Autores: Viviane Dantas Moraes
Autor Correspondente: Viviane Dantas Moraes | [email protected]

Palavras-chave: Abandono, vida nua, exceção, Amazônia.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O retrato da vida nua é a expressão do abandono. No romance Belém do Grão-Pará, de Dalcídio Jurandir, o quarto livro do Ciclo do Extremo Norte, acompanhamos a travessia do protagonista Alfredo entre o universo marajoara e o ambiente citadino decadente da capital, que amarga as mazelas da falência do projeto de desenvolvimento da era da Borracha na Amazônia. Nesse entremeio do vislumbre por uma promessa de felicidade que se desmorona no perambular de Alfredo pelas ruínas e desagregações sociais da cidade, o menino encontra-se e se depara com um ambiente de despojo de direitos, de abandono, de estado de Exceção, em que um entrelaçado de agregados vindos de todas as partes e sofrem à margem de uma sociedade idealizada pelos ares da belle époque. São os abandonados, os descalços, os que fazem parte do bando, os que estão desamparados pela lei, “o meio homem meio bicho”, segundo as denominações e reflexões que se encontram na teia de investigação do filósofo Giorgio Agamben, em seus estudos sobre o estado de exceção e a vida nua, e que, no âmbito literário, se repercutem nos infames personagens dalcidianos.



Resumo Francês:

Le portrait de la vie nue est l'expression de l'abandon. Dans le roman “Belém do Grão-Pará”, de Dalcídio Jurandir, quatrième livre du Cycle de l'Extrême-Nord, nous suivons la traversée du protagoniste Alfredo entre l'univers de Marajoara et l'environnement urbain décadent de la capitale, qui perturbe amèrement la faillite du projet de développement du projet de développement de caoutchouc en Amazonie. Au milieu d'un aperçu d'une promesse de bonheur qui s'est effondrée dans les errements d'Alfredo à travers les ruines et les désintégrations sociales de la ville, le garçon se trouve et fait face à un environnement de dépossession des droits, d'abandon, d'exception, dans lequel un entrelacement de granulats provenant de toutes les régions et souffrant en marge d'une société idéalisée par l'air de la belle époque. Ce sont les abandonnés, les pieds nus, ceux qui font partie de la meute, ceux qui sont délaissés par la loi, "le demihomme mi-insecte", selon les dénominations et les réflexions trouvées dans la toile de recherche du philosophe Giorgio Agamben, dans ses études sur l'état d'exception et la vie nue, et que, dans le cadre littéraire, ils se répercutent dans les infâmes personnages dalcidianos.