MUNDOS VIRTUAIS E REALIDADE AUMENTADA NO ÂMBITO EDUCACIONAL: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS
ReTER - Revista Tecnologias Educacionais em Rede
MUNDOS VIRTUAIS E REALIDADE AUMENTADA NO ÂMBITO EDUCACIONAL: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS
Autor Correspondente: Felipe Becker Nunes | [email protected]
Palavras-chave: mundos virtuais, realidade aumentada, aprendizagem ativa, aprendizagem experiencial.
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Resumo Português:
Ao longo dos últimos anos foi possível acompanhar uma demanda crescente por soluções tecnológicas voltadas para a educação, motivada por inúmeras razões, desde a ascensão e o desenvolvimento da educação a distância, dos ambientes virtuais de aprendizagem, dos cursos online abertos e massivos e, até mesmo, pela exigência de simulações e experimentações práticas de forma virtualizada, para suprir as carências nas áreas das ciências exatas. Nessa perspectiva, este artigo apresenta reflexões sobre duas tecnologias disruptivas, contemplando as vantagens e as desvantagens dos mundos virtuais e da realidade aumentada para a educação, as quais são tecnologias capazes de cativar a atenção, desenvolver a habilidade de visualização espacial, ensejar a aprendizagem ativa e experiencial, assim como proporcionar o senso de presença aos seus usuários, através da imersão em ambientes 3D.