Metodologia para implementação de estratégias colaborativas mediadas por ferramentas de interação síncrona

Tecnologias, Sociedade e Conhecimento

Endereço:
Rua Seis de Agosto, 50 - Bloco V da Reitoria - 2º Piso - Cidade Universitária
Campinas / SP
13083-873
Site: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc
Telefone: (19) 3521-7350
ISSN: 2318-8839
Editor Chefe: Prof. Dr. José Armando Valente e Profa. Dra. Maria Cecília Calani Baranauskas
Início Publicação: 11/11/2013
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciência da computação, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Multidisciplinar

Metodologia para implementação de estratégias colaborativas mediadas por ferramentas de interação síncrona

Ano: 2013 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: L. F. U. Garcia, A. Direne
Autor Correspondente: L. F. U. Garcia | [email protected]

Palavras-chave: metodologia para interação síncrona, estratégias colaborativas para a aprendizagem, sessões colaborativas em tempo real

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste trabalho é criada e proposta uma metodologia geral com um modelo de processos para a realização de sessões de aprendizagem considerando um entorno colaborativo com interação síncrona mediada por ferramentas digitais. Com a inclusão de tecnologias na educação, se observa que não é suficiente tornar as ferramentas disponíveis a educadores e aprendizes. Identificou-se uma carência de metodologias que guiam a criação de novas formas de desenho instrucional, baseado na interação por meio de ferramentas digitais. Além disso, evidenciou-se que a maioria das plataformas de aprendizagem explora somente uma interação assíncrona. 



Resumo Inglês:

A general methodology is proposed along with a process model for conducting learning sessions, considering a collaborative environment with synchronous interaction, mediated by digital tools. We observe that it is not enough to make digital tools available to teachers and learners when the aim is to include technology in education. A lack of methodologies has been identified for guiding the creation of new forms of instructional design, based on the interaction through digital tools. Furthermore, it was observed that most learning platforms exploits only asynchronous interactions. Thus, after identifying tools that allow real-time social interaction approaches, we propose a set of phases, steps and activity patterns that guide the implementation of sessions to support the process of teaching and learning