Jogos digitais em sala de aula: repensando as metodologias de ensino

Revista Acadêmica Licencia&acturas

Endereço:
Rua Julio Hauser, 171 - Sete de Setembro
Ivoti / RS
93900000
Site: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/index
Telefone: (51) 3563-8600
ISSN: 2525-5754
Editor Chefe: Ailim Schwambach
Início Publicação: 30/06/2013
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Teologia, Área de Estudo: Direito, Área de Estudo: Planejamento urbano e regional, Área de Estudo: Linguística, Área de Estudo: Multidisciplinar

Jogos digitais em sala de aula: repensando as metodologias de ensino

Ano: 2018 | Volume: 6 | Número: 2
Autores: Bruna Cristina Endler Schmitt
Autor Correspondente: Bruna Cristina Endler Schmitt | [email protected]

Palavras-chave: Era digital, Jogos digitais, Aprendizagem

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo é um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Aplicativos Digitais e a Aprendizagem da Língua Alemã: um estudo no oitavo ano do Ensino Fundamental”. Reflete-se neste trabalho sobre a prática diária e seus desafios na era digital, a inserção das tecnologias nas salas de aula e as novas funções do professor como mediador do conhecimento no século XXI. Ao final, aborda-se a aprendizagem por meio dos jogos digitais e o processo de escolha dos jogos adequados para os diferentes perfis de turma, segundo os objetivos que se quer alcançar e segundo a proposta pedagógica educacional do meio em que se está inserido.



Resumo Inglês:

The present article is a passage taken from my final College work, which is titled ”Digital Applications and German Language Learning: a study in the eighth grade of Elementary School”. This work reflects daily practice and its challenges in the Digital Age, the insertion of technologies in classrooms and the new functions of the teacher as mediator of knowledge in the 21st century. Finally, it addresses learning through digital games and the process of choosing the appropriate games for the different class profiles, according to the objectives that are to be achieved and according to the educational pedagogical proposal of the environment in which it is inserted.