INFÂNCIA E POBREZA: AS CRIANÇAS AO CUIDADO DO CINEMA

Margens

Endereço:
Rua Manoel de Abreu - Campus de Abaetetuba - Multirão
Abaetetuba / PA
66440-000
Site: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens
Telefone: (91) 3201-7083
ISSN: 1982-5374
Editor Chefe: AUGUSTO SARMENTO-PANTOJA
Início Publicação: 15/01/2004
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

INFÂNCIA E POBREZA: AS CRIANÇAS AO CUIDADO DO CINEMA

Ano: 2018 | Volume: 12 | Número: 18
Autores: Susana Guerra
Autor Correspondente: Susana Guerra | [email protected]

Palavras-chave: Estado de exceção, infância, cinema, pobreza

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O preconceito em relação à pobreza, e especialmente em relação à pobreza infantil, construído com base em pesados estereótipos de classe, carrega uma série de imagens e representações negativas associadas. Demasiadas vezes associada à errância e à delinquência, a infância pobre é vista como uma ameaça à sociedade, e configura um objeto incômodo sobre o qual se tem dificuldade em olhar, porque dá visibilidade a um lado perturbador da nossa realidade social. O presente trabalho propõe que nos detenhamos sobre o modo como a infância em estado de exceção foi representada pelo cinema. A partir de Os Esquecidos, de Luis Buñuel e Os Incompreendidos, de François Truffaut, tentaremos entender como a pobreza infantil nos é dada a ver, ao mesmo tempo que questionamos o papel do cinema no exercício da resistência contra o fenômeno da invisibilidade da pobreza, bem como o alcance e os limites da nossa reação às imagens que projeta.



Resumo Inglês:

Prejudice against poverty, and especially child poverty, built on heavy class stereotypes, carries a series of associated negative images and representations. Too often associated with wandering and delinquency, poor childhood is seen as a threat to society, and it is an uncomfortable object to look at because it gives visibility to a disturbing side of our social reality. This paper proposes that we focus on the way in which childhood in an exception state was represented by cinema. From Luis Buñuel's “Os Esquecidos” and François Truffaut's “Os Incompreendidos”, we will try to understand how child poverty is given to us, while questioning the role of cinema in the exercise of resistance against the phenomenon of invisibility of poverty, as well as the range and limits of our reaction to the images we project.