EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO SUPORTE PARA A CONSCIENTIZAÇÃO DE CRIANÇAS SOBRE A COLETA SELETIVA: UM EXEMPLO PRÁTICO EM UMA ESCOLA DE MUTUM, MG.

Pensar Acadêmico

Endereço:
Avenida Getúlio Vargas - Coqueiro
Manhuaçu / MG
36900-350
Site: https://unifacig.edu.br/servicos/publicacoes/
Telefone: (33) 3339-5500
ISSN: 18086136
Editor Chefe: Arthur Zanuti Franklin
Início Publicação: 30/06/2011
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Agrárias, Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Engenharias, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO SUPORTE PARA A CONSCIENTIZAÇÃO DE CRIANÇAS SOBRE A COLETA SELETIVA: UM EXEMPLO PRÁTICO EM UMA ESCOLA DE MUTUM, MG.

Ano: 2015 | Volume: 12 | Número: 1
Autores: J. F. C. Brandão, S. C. Barbosa, I. J. Brandão
Autor Correspondente: J. F. C. Brandão | [email protected]

Palavras-chave: Educação Ambiental, Crianças Coleta Seletiva.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O trabalho teve como objetivo analisar a importância da Educação ambiental na conscientização de crianças do terceiro ano do ensino fundamental sobre a coleta seletiva. A pesquisa foi realizada em uma escola de Mutum, MG para uma amostra de 40 alunos. Aplicou-se um jogo sobre coleta seletiva para crianças com idades de oito (grupo um) e nove anos (grupo dois), em dois momentos distintos. Para realização do jogo, foram distribuídas cinco lixeiras com cores diferentes e 50 figuras de resíduos no pátio da escola. Logo após, as crianças foram orientadas a descartar os resíduos nas lixeiras. Na primeira aplicação do jogo, os alunos tiveram apenas uma orientação básica sobre como descartar os resíduos nas lixeiras, obedecendo às cores da coleta seletiva. Após a conscientização dos alunos com textos informativos sobre coleta seletiva, o jogo foi reaplicado. Os alunos do grupo dois (9 anos) obtiveram um maior índice de acerto nas duas aplicações do jogo, comparando-se com o grupo um (8 anos). Mas, ambos os grupos aumentaram significativamente o índice de acerto na reaplicação, o que mostra a importância da educação ambiental na escola.