Editorial: Olhares na Educação Infantil

Revista Brasileira de Educação do Campo

Endereço:
Avenida Nossa Senhora de Fatima, 1588, Centro, Cep. 77900-000, Tocantinópolis, Tocantins, Brasil. - Centro
Tocantinópolis / TO
77900000
Site: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo
Telefone: (63) 3471-6037
ISSN: 25254863
Editor Chefe: Gustavo Cunha de Araujo
Início Publicação: 31/07/2016
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Editorial: Olhares na Educação Infantil

Ano: 2023 | Volume: 8 | Número: Não se aplica
Autores: A. S. Locatelli, B. A. C. Zandomínegue, C. F. Miranda, F. R. Lopes, J. G. de Sousa
Autor Correspondente: A. S. Locatelli, | [email protected]

Palavras-chave: Educação infantil, educação básica, editorial

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O Dossiê OLHARES NA EDUCAÇÃO INFANTIL tem como objetivo discutir aspectos acerca da Educação Infantil enquanto espaço formativo em suas diferentes concepções e constituições. Compõe-se de vinte e cinco artigos em sua totalidade, que buscam alcançar e difundir práticas pedagógicas em permanente diálogo com os documentos orientadores, a profissionalidade docente, as concepções de infância e a dinâmica curricular que atravessa esta etapa da Educação Básica.

O enfoque das pesquisas volta-se para a produção de conhecimentos com base nas experiências partilhadas por diferentes sujeitos advindas do contexto da Educação Infantil. Instiga-se a presença de olhares interdisciplinares no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, oriundos das diversas áreas do conhecimento que versam sobre a política, o financiamento, a gestão, a formação, o trabalho docente e os fundamentos da Educação Infantil, das infâncias e das políticas curriculares, entre outras possibilidades de reflexão.

De forma mais específica, o presente Dossiê apresenta reflexões acerca da Educação Infantil no contexto da pandemia, onde se delineia os desafios referentes à estruturação das atividades neste período; a efetivação do planejamento do trabalho pedagógico e o uso da contação de histórias, por meio de recursos midiáticos como instrumento de ensino para aulas híbridas e remotas em tempos de pandemia.