A dimensão estético-trágica do pensamento de Nietzsche e os desafios para a educação

Revista Ibero-America de Estudos em Educação

Endereço:
Rodovia Araraquara-Jaú, km 1 - Caixa Postal 174 - Campos Ville
Araraquara / SP
14800-901
Site: http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/index
Telefone: (14) 9636-1312
ISSN: 1982-5587
Editor Chefe: José Luís Bizelli
Início Publicação: 31/12/2005
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Geografia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Engenharias, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

A dimensão estético-trágica do pensamento de Nietzsche e os desafios para a educação

Ano: 2020 | Volume: 15 | Número: 2
Autores: Lucinéia Aparecida Ferreira, Luciane Neuvald
Autor Correspondente: Lucinéia Aparecida Ferreira | [email protected]

Palavras-chave: Dimensão Estético-trágica, Educação, EsDimensão estético-trágica, Educação, Espírito livre, Nietzsche, Transvaloração de todos os valores.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O texto objetiva discutir a dimensão estético-trágica do pensamento de Nietzsche, pois suas ideias são provocativas e vão além do bem e do mal. Ao pensar dessa forma, ele elabora uma crítica ao conhecimento, que não ocorre por meio de uma perspectiva epistemológica, já que a ciência é colocada sob suspeita, pela possibilidade de ocultar o caos em meio à superabundância e escapar do pessimismo. Nietzsche, ao considerar a arte como o eixo central de sua filosofia, propõe a transvaloração dos valores morais. As concepções educacionais que se baseiam exclusivamente na racionalidade pressupõem que o mundo deve ser conhecido e decifrado, já que as dificuldades e os sofrimentos consistem em obstáculos. A educação estético-trágica, por outro lado, propõe que o caos inerente à vida seja considerado como um elemento que potencializa e fortalece o ser humano



Resumo Inglês:

This paper aims to discuss the aesthetic-tragic dimension of Nietzsche's thought, since his ideas are provocative and go beyond good and evil. Thinking this way, he elaborates a critique of knowledge, which does not occur through an epistemological perspective, since science is placed under suspicion, by the possibility of hiding chaos amidst too many options and escaping pessimism. Nietzsche, believe art as central axis of his philosophy, proposes the overvaluation of moral values. Educational conceptions based only on rationality presupposes knowing and deciphering the world, because difficulties and suffering are barriers. Aesthetic-tragic education, on the other hand, proposes that intrinsic chaos in life be an element that empowers and strengthens the human.



Resumo Espanhol:

El texto tiene como objetivo discutir la dimensión estético-trágica del pensamiento de Nietzsche, ya que sus ideas son provocativas y van más allá del bien y el mal. Al pensar de esta manera, elabora una crítica del conocimiento, que no ocurre a través de una perspectiva epistemológica, ya que la ciencia es puesta bajo sospecha por la posibilidad de ocultar el caos en medio del exceso y escapar del pesimismo. El arte como eje central de su filosofía propone la sobrevaloración de los valores morales. Las concepciones educativas basadas exclusivamente en la racionalidad presuponen que el mundo debe ser conocido y descifrado, ya que las dificultades y los sufrimientos son obstáculos. La educación estéticatrágica, por otro lado, propone que el caos intrínsico a la vida se considere como un elemento que potencia y fortalece al ser humano.