Dar não Dói, o que Dói é Resistir: o espetáculo teatral do grupo Tá na Rua enquanto instrumento de justiça de transição

REVISTA DE CIÊNCIAS DO ESTADO - REVICE

Endereço:
Avenida João Pinheiro, nº 100, Centro.
Belo Horizonte / MG
30130-180
Site: https://seer.ufmg.br/index.php/revice/index
Telefone: (31) 3409-8620
ISSN: 25258036
Editor Chefe: Lucas Antônio Nogueira Rodrigues
Início Publicação: 31/05/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História, Área de Estudo: Direito, Área de Estudo: Serviço social, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Dar não Dói, o que Dói é Resistir: o espetáculo teatral do grupo Tá na Rua enquanto instrumento de justiça de transição

Ano: 2021 | Volume: 6 | Número: 1
Autores: Ana Cândida Baêsso Moura
Autor Correspondente: Ana Cândida Baêsso Moura | [email protected]

Palavras-chave: Arte e Direitos Humanos, Justiça de Transição, Ditadura, Memória, Teatro

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O espetáculo teatral “Dar não Dói, o que Dói é Resistir”, uma criação coletiva do grupo de teatro de rua Tá na Rua, dirigido por Amir Haddad, foi encenado entre os anos de 2003 e 2006. O tema do espetáculo foi a ditadura militar e suas consequências, no período entre 1964 a 2002. Este artigo tem o objetivo de demonstrar como este espetáculo contribuiu
com o direito à memória e à verdade, um direito da justiça de transição. Para tanto, será
realizada uma pesquisa bibliográfica e documental de conteúdos produzidos sobre o espetáculo. O referencial teórico está centrado na obra de Joaquín Herrera Flores, especialmente na teoria crítica, na qual se busca compreender a arte como instrumento de luta por direitos humanos. Por fim, espera-se demonstrar que a arte crítica, como um mecanismo extrajudicial, pode contribuir para a efetivação da justiça de transição.



Resumo Inglês:

The theater play “Dar não Dói, que Dói é Resistir”, a collective creation by the
street theater group Tá na Rua, directed by Amir Haddad, was staged between 2003 and 2006. The theme of the play was the military dictatorship and its consequences, in the period
between 1964 to 2002. This article aims to demonstrate how this play contributed to the right to memory and truth, a right of transitional justice. For this purpose, a bibliographic and documentary search of the contents already existing on the play will be carried out. The theoretical framework is centered on the work of Joaquín Herrera Flores, especially the
Critical Theory, in which it seeks to understand art as an instrument to achieve human rights. In the end, it is expected to demonstrate that critical art, as an extrajudicial mechanism, can
contribute to the realization of transitional justice.



Resumo Espanhol:

La obra de teatro "Dar não Dói, o que Dói é Resistir", una creación colectiva del grupo de teatro de calle Tá na Rua, dirigida por Amir Haddad, se puso en escena entre los años 2003 y 2006. El tema de la obra era la dictadura militar y sus consecuencias, en el periodo comprendido entre 1964 y 2002. Este artículo pretende demostrar cómo este espectáculo contribuyó al derecho a la memoria y a la verdad, un derecho de la justicia transicional. Para ello, se realizará una investigación bibliográfica y documental de los contenidos producidos sobre el espectáculo. El marco teórico se centra en la obra de Joaquín Herrera Flores, especialmente en la teoría crítica, que busca entender el arte como un instrumento de lucha por los derechos humanos. Al final, se espera demostrar que el arte crítico, como mecanismo extrajudicial, puede contribuir a la realización de la justicia transicional.