Cantares da Educação do Campo: música, território e territorialidade

Revista Brasileira de Educação do Campo

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ISSN: 25254863
Editor Chefe: Gustavo Cunha de Araujo
Início Publicação: 31/07/2016
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Cantares da Educação do Campo: música, território e territorialidade

Ano: 2022 | Volume: 7 | Número: Não se aplica
Autores: C. R. Silva, A. I. D. Moraes, J. C. Torres, C. M. de Lima
Autor Correspondente: C. R. Silva | [email protected]

Palavras-chave: educação do campo, canto, cultura popular, movimentos sociais e educação.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo deste artigo é problematizar aspectos das letras das músicas que integram a coletânea denominada “Cantares da Educação do Campo” (MST, 2006a). Considera-se que essas músicas abordam questões recorrentes em documentos e produções acadêmico-científicas relacionadas, direta ou indiretamente, à Educação do Campo. Os temas apresentados nas letras das músicas dessa coletânea são inter-relacionados entre si e, em última análise, implicam críticas ao modo de produção capitalista. Foi realizada pesquisa bibliográfica e documental que serviu como aporte para a discussão do cancioneiro. Como resultado, foi possível destacar que as canções abordam temas como solidariedade, diversidade, cidadania, liberdade, felicidade, respeito à dignidade e, principalmente, unidade da luta de trabalhadores do campo e da cidade. Na perspectiva dos autores das canções, a sociedade é referenciada como uma formação histórica, isto é, resultado da intervenção humana e que, por conseguinte, pode e precisa ser estruturalmente transformada. Além disso, essas letras têm potencialidades educativas e integram estratégias políticas de movimentos sociais do campo que atuam em defesa da reforma agrária e do direito à educação escolar, em conformidade com os princípios da Educação do Campo, como é o caso do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Outra questão fundamental que se coloca é a conquista e manutenção do território e da territorialidade por meio da música.



Resumo Inglês:

This article problematizes with bibliography and related documents support aspects of the lyrics of the songs that are part of “Cantares da Educação do Campo collection” (MST, 2006a). These songs are considered to address recurring issues in academic-scientific documents and productions related, directly or indirectly, to Rural Education.  The themes presented in the lyrics of the songs in this collection are interrelated and, ultimately, imply criticism of the capitalist mode of production. Issues such as solidarity, diversity, citizenship, freedom, happiness, respect for dignity and unity among rural and city workers are addressed by the songs. The songs present society as a historical formation which is the result of human intervention. Therefore, society can and also it needs to be structurally transformed. Moreover, these songs have educational potential and integrate political strategies of rural social movements that act in defense of agrarian reform and the right to school education, in accordance with the principles of rural education, such as MST. Another fundamental question that arises is the conquest and maintenance of territory and territoriality through music.



Resumo Espanhol:

Este artículo busca problematizar con el aporte de la investigación bibliográfica y documental, aspectos de la letra de las canciones que forman parte de la colección denominada “Cantares da Educação do Campo” (MST, 2006a). Se considera que estas canciones abordan temas recurrentes en documentos y producciones académicas y científicas relacionadas, directa o indirectamente, con la Educación del Campo. Los temas presentados en la letra de las canciones de esta colección están interrelacionados y, en última instancia, implican una crítica al modo de producción capitalista. Las canciones abordan temas como la solidaridad, la diversidad, la ciudadanía, la libertad, la felicidad, el respeto a la dignidad y la unidad entre los trabajadores rurales y urbanos. Las canciones presentan a la sociedad como una formación histórica, es decir, el resultado de la intervención humana y que, por tanto, puede y necesita ser transformada estructuralmente. Además, estas canciones tienen potencial educativo e integran estrategias políticas de movimientos sociales del campo que actúan en defensa de la reforma agraria y el derecho a la educación escolar, de acuerdo con los principios de la Educación del Campo, como es el caso del Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST). Otro tema fundamental que surge es la conquista y mantenimiento del territorio y la territorialidad a través de la música.