APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS E GAMEFICAÇÃO COMO INSTRUMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO NA MATEMÁTICA: UMA REVISÃO TEÓRICA

Revista de Estudos em Educação e Diversidade

Endereço:
Estrada do Bem Querer, km 04 - Campus Universitário
Vitória da Conquista / BA
45083-900
Site: http://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/
Telefone: (77) 3261-8663
ISSN: 2675-6889
Editor Chefe: Lúcia Gracia Ferreira Trindade, Rita de Cássia S. N. Ferraz e Roselane Duarte Ferraz
Início Publicação: 01/07/2020
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS E GAMEFICAÇÃO COMO INSTRUMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO NA MATEMÁTICA: UMA REVISÃO TEÓRICA

Ano: 2022 | Volume: 3 | Número: 8
Autores: Adriano Alves de Rezende1Eduardo Carrasco2Ángela Silva-Salse
Autor Correspondente: Adriano Alves de Rezende | [email protected]

Palavras-chave: Metodologias Ativas de Ensino. Métodos de Aprendizagem. Educação Matemática Crítica.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Desenvolver o Pensamento Críticose tornou uma necessidade na formação dos estudantes. Cada vez mais as relações interpessoais e profissionais demandam dos indivíduos não apenas ahabilidadede pensar criticamente, mas também que eles possuam um maior conhecimento matemático. Assim, buscou-se com este estudo identificar sea Aprendizagem Baseada em Jogos e a Gamificação podem serinstrumentos quepotencializemo desenvolvimento do Pensamento Crítico através do ensino da Matemática. Este trabalho tem enfoque eminentemente qualitativo. Então paraidentificar se existe uma relação causal entre aAprendizagem Baseada em Jogos e a Gamificação com o pensamento recorreu-se a uma ampla revisão de literaturade trabalhos acadêmicos (artigos científicos, dissertações e teses) que pudessemsubsidiar as conclusões a respeito. Os argumentos encontrados nas obras pesquisadas corroboram que o fato de tornar o estudanteprotagonista de seu processo de aprendizagem associado a uma atividade que lhes dê algum tipo de satisfação tende a propiciar um aumento do aprendizado da matemática e desenvolve as habilidades de pensamento analítico e crítico que, seguindo certos cuidados podem ser empregadas em todo o ensino básico.



Resumo Inglês:

 

Developing critical thinking has become a necessity in student training. Increasingly, interpersonal and professional relationships demand from individuals not only the ability to think critically, but also that they havegreater mathematical knowledge. Thus, this study sought to identify whether Game-Based Learning and Gamification can be instruments that enhance the development of critical thinking through the teaching of Mathematics. This work has an eminently qualitative approach. So, in order to identify if there is a causal relationship between Game-Based Learning and Gamification with thought, a broad literature review of academic works (scientific articles, dissertations and theses) was used that could support the conclusions in this regard. The arguments found in the researched works corroborate that the fact of making the student the protagonist of their learning process associated with an activity that gives them some kind of satisfaction tends to provide an increase in mathematics learning and develops the analytical and critical thinking skills that following certain precautions can be employed throughout basic education.



Resumo Espanhol:

Desarrollar el pensamiento crítico se haconvertido en una necesidad en la formación de los estudiantes. Cada vez más, las relaciones interpersonales y profesionales demandan de los individuos no sólo la capacidad de pensar críticamente, sino también que posean mayores conocimientos matemáticos. Así, este estudio buscó identificar si el Aprendizaje Basado en Juegos y la Gamificación pueden ser instrumentos que potencien el desarrollo del pensamiento crítico a través de la enseñanza de las Matemáticas. Este trabajo tiene un enfoque eminentemente cualitativo. Así, para identificar si existe una relación causal entre Aprendizaje Basado en Juegos y Gamificación con el pensamiento, se utilizó una amplia revisión bibliográfica de trabajos académicos (artículos científicos, disertaciones y tesis) que pudieran sustentar las conclusiones al respecto. Los argumentos encontrados en los trabajos investigados corroboran que el hecho de hacer del estudiante el protagonista de su proceso de aprendizaje asociado auna actividad que le proporcione algún tipo de satisfacción tiende a propiciar un incremento en el aprendizaje de las matemáticas y desarrolla las habilidades de pensamiento analítico y crítico que, siguiendo ciertas precauciones se pueden emplear a lo largo de la educación básica.