Aplicação de Vetores à Computação Gráfica: Um estudo de caso

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ISSN: 2525-7056
Editor Chefe: Patricia Helena Mirandola Garcia
Início Publicação: 21/07/2016
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Multidisciplinar

Aplicação de Vetores à Computação Gráfica: Um estudo de caso

Ano: 2021 | Volume: 2 | Número: Especial
Autores: F. A. Santos, A. R. Silva
Autor Correspondente: Francisco Alves dos Santos | [email protected]

Palavras-chave: Ensino da matemática, Ambiente virtual, Programação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho reporta acerca da realização e das conclusões obtidas após uma oficina sobre vetores aplicados à computação gráfica. A mesma foi desenvolvida em uma turma do curso de licenciatura em matemática de uma instituição de ensino da rede federal da cidade de São Raimundo Nonato-PI, que já havia cursado a disciplina de geometria analítica. Na oficina, foi mostrada a aplicação de vetores para simular movimentos de objetos em um ambiente virtual, programa processing 3.3.5 (gratuito para download). Os objetivos dessa pesquisa são investigar a satisfação e o desempenho dos discentes durante a aplicação da oficina e verificar qual melhoria no aprendizado dos mesmos, no estudo da geometria analítica. A metodologia usada traz em sua composição, uma avaliação diagnóstica, uma avaliação intermediária, uma intervenção e um questionário final, com perguntas abertas com intuito de verificar a compreensão da aplicação de vetores em computação gráfica por parte dos alunos, bem como se os mesmos concordam que a contextualização é importante no processo de ensino-aprendizagem.  Pode-se afirmar que os alunos compreenderam como as operações com vetores são aplicadas na programação, em especial em movimentos de objetos em ambientes virtuais e demonstraram interesse em aprofundar seus conhecimentos em geometria analítica. Concluindo, podemos afirmar que a contextualização dos conteúdos matemáticos e sua aplicação, por parte do docente, favorecem, considerável e positivamente, o processo ensino-aprendizagem.



Resumo Inglês:

This work reports about the realisation and obtained conclusions after aworkshop on vectors applied to computer graphics. The workshop was developed for a group of mathematics undergraduate students from a federal educational in São Raimundo Nonato city (PI). These students had already studied analytic geometry. In the workshop, it was shown the application of vectors to simulate object’s movements in a virtual environment from program processing 3.3.5 (free to download). The objectives of this research are investigate students' satisfaction, analyse their performance during the application of the workshop and verify the improvement in their learning in the studyof analytical geometry. The methodology is based on a diagnostic evaluation, an intermediate evaluation, and a final questionnaire, with objetive questions in order to verify the students' understanding of vectors application in computer graphics, as well as if they agree that the contextualization is important in the teaching-learning process. It can be said that the students obtained a satisfactory understanding of the role that theoperations with vectors perform in the programming, in what refers to movements to objects in virtual environments and showed interest in deepening their knowledge in analytical geometry. In conclusion, we can affirm that the contextualization of the mathematical contents and their application, by the teacher, favor, considerably and positively, the teaching-learning process.