ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS DOS CURSOS EM EAD DA UEMA, POR MEIO DE TÉCNICAS DE GAMEFICAÇÃO
TICs & EaD em Foco
ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS DOS CURSOS EM EAD DA UEMA, POR MEIO DE TÉCNICAS DE GAMEFICAÇÃO
Autor Correspondente: Ilka Márcia R. de Souza Serra, Eliza Flora M. Araújo, Kilton da Silva Calvet, Willian Mano Araújo | [email protected]
Palavras-chave: Gameficação, Moodle, AVA.
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
O presente artigo discute a utilização de técnicas de game cação em ambientes educacionais, visando a aplicá-las no Ensino a Distância, por meio do AVA Moodle. Foram feitos estudos das ferramentas nativas e não nativas que dão suporte a essa nova forma de construir e trabalhar os cursos. A partir de então, foi desenvolvido um novo plugin do Moodle, chamado BlockRanking, para incrementar os recursos de game cação nos cursos e, dessa forma, incentivar, de maneira criativa e intuitiva, os alunos que utilizam a plataforma como base de aprendizagem. Ainda com esse plugin é possível realizar um acompanhamento contínuo dos alunos, por meio da pontuação acumulada
Resumo Inglês:
This article discusses the use of gamefi cation techniques in educational environments, in order to apply them in distance learning, via AVA Moodle. Studies were made using native and non-native tools that support this new form of build and work the courses. From then on, it was developed a new Moodle plugin, called BlockRanking, to increase the capabilities of gamefi cation courses and thus encourage, both creatively and intuitive students who use the platform as a basis for learning.
Resumo Espanhol:
El presente articulo discute la utilización de técnicas de gamefi cación en ambientes educacionales, objetivando su aplicación en el Enseño a la Distancia, por medio del AVA Moodle. Fueron hechos estudios de las herramientas nativas y no nativas que dan suporte a esa nueva forma de construir y trabajar los cursos. A partir de entonces, fue desarrollado un nuevo plugin del Moodle, llamado BlockRanking, para incrementar los recursos de game cación en los cursos e, de esa forma, incentivar, de manera creativa y intuitiva, los alumnos que utilizan la plataforma como base de aprendizaje.