“Resistir e Consolidar”: história e trajetória do Centro Acadêmico de Ciências do Estado CACE

REVISTA DE CIÊNCIAS DO ESTADO - REVICE

Endereço:
Avenida João Pinheiro, nº 100, Centro.
Belo Horizonte / MG
30130-180
Site: https://seer.ufmg.br/index.php/revice/index
Telefone: (31) 3409-8620
ISSN: 25258036
Editor Chefe: Lucas Antônio Nogueira Rodrigues
Início Publicação: 31/05/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História, Área de Estudo: Direito, Área de Estudo: Serviço social, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

“Resistir e Consolidar”: história e trajetória do Centro Acadêmico de Ciências do Estado CACE

Ano: 2016 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: João Lucas Ribeiro Moreira, Lucas Parreira Álvares, Thelma Yanagisawa Shimomura, Vinicius Brener Brandão
Autor Correspondente: João Lucas Ribeiro Moreira | [email protected]

Palavras-chave: ciências do estado, centro acadêmico, movimento estudantil

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo se propõe a fazer uma análise histórica da recente, porém intensa trajetória do Centro Acadêmico do curso de Ciências do Estado (CACE) da Universidade Federal de Minas Gerais. Desse modo, nos propomos a uma recuperação do processo de constituição do Centro Acadêmico, bem como uma análise sistemática das gestões que atuaram no CACE desde sua fundação até o ano de 2015, sendo elas: “SuperAção”, “Movimenta”, “Praxis”, “Construção Coletiva”, “COR”, além das perspectivas para a atual gestão do CACE, a “Ubuntu”. Desse modo, o artigo revela o estreito limiar existente entre a atuação estudantil organizada na consolidação e resistência do curso de Ciências do Estado da UFMG.



Resumo Espanhol:

Este artículo tiene como objetivo hacer um análisis histórico de la trayectoria reciente, pero intensa del Centro Académico del curso de Ciencias del Estado (CACE) de la Univer-sidad Federal de Minas Gerais. Por lo tanto, proponemos uma recuperación del processo de constitución del Centro Académico, a partir de um análisis sistemático de gestiones, que lograron en el CACE desde su fundación hasta 2015, de la siguiente manera: “Supe-rAção”, “Movimenta”, “Praxis”, “Construção Coletiva”, “COR”, además de las perspectivas de la gestión actual del CACE, la “Ubuntu”. Así, el ertículo revela el estrecho umbral exis-tente entre la actuación de los estudiantes organizados em la consolidación y la fuerza del curso de Ciencias del Estado de la UFMG.