Da sala de aula à sala de ensaio: a formação do professor colaborativo

Paidéia

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ISSN: 1676-9627 (impressa); 2316-9605 (on-line)
Editor Chefe: Profa. Maysa Gomes
Início Publicação: 01/01/2002
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação

Da sala de aula à sala de ensaio: a formação do professor colaborativo

Ano: 2010 | Volume: 7 | Número: 9
Autores: Ricardo Carvalho de Figueiredo
Autor Correspondente: Ricardo Carvalho de Figueiredo | [email protected]

Palavras-chave: pedagogia do teatro, teatro na educação, formação de professores

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste artigo, reflete-se sobre a prática da criação teatral na formação acadêmicoprofissional do professor de Teatro, quando inserido na graduação. Propõe-se, portanto, a experimentação teórico-prática das três funções: atuação, direção e dramaturgia na criação e no modo de produção de cenas teatrais apresentadas para crianças da educação infantil. Para tanto, foram destacadas três fases para essa investigação: 1) elaboração de um discurso teatral autônomo que diz respeito aos criadores; 2) exercício de direção de cenas, dramaturgia e atuação; 3) trabalho pedagógico de planejamento, execução e avaliação de experimentos com espectadores. Entende-se que se o professor de teatro na escola de ensino básico lida com a dimensão criativa dos seus educandos, questionando, muitas vezes, a dicotomia processo x produto, na hipótese proposta parte-se da necessidade de esse professor ter fundamentado em sua formação o eixo da aprendizagem teatral, adquirindo e experienciando habilidades e competências nessas áreas mediante a investigação de saberes do cotidiano.

Resumo Inglês:

In this study, the author reflects on the practice of theatrical creation in academicprofessional training of the drama teacher, when introduced in under-graduation courses. Therefore, a theoretical-practical experiment for three functions is proposed: acting, directing, and dramaturgy in the creation and mode of production of theatrical scenes presented to children in elementary education. Thus, three phases to this research are highlighted: 1) development of an autonomous theatrical discourse with respect to the creators, 2) exercise in directing scenes, dramaturgy, and performance; 3) pedagogical work involving planning, implementation and evaluation of experiments with spectators. It is understood that the drama teacher at the elementary school deals with the creative dimension of their children, and often argues the process vs. product dichotomy, in the proposed hypothesis, stemming from the need of this teacher to have based his/her training on the fulcrum of theatrical learning, experiencing and acquiring skills and competencies in these areas through the knowledge of everyday life.

Resumo Francês:

L’article réfléchit sur la pratique de la création théâtrale dans la formation académique et professionnelle du professeur de théâtre inséré dans la formation des étudiants. On propose ainsi l’expérimentation théorique et pratique des trois fonctions: la représentation, la direction et la dramaturgie dans la création e dans le mode de production des scènes théâtrales présentées aux enfants de l’éducation primaire. Pour ce faire on a mis en évidence trois phases de la recherche: 1. l’élaboration d’un discours théâtral autonome concernant les créateurs; 2. la pratique de la mise en scène, de la dramaturgie et de la répétition; 3. le travail pédagogique d’organisation, d’exécution et d’évaluation des expérimentations impliquant des spectateurs. On pose que le professeur de théâtre inséré dans les écoles primaires a affaire à la dimension créative des élèves et qu’il met souvent en question la dichotomie processus x produit; selon l’hypothèse présentée dans le cadre de l’article, on part du besoin qu’a ce professeur de fonder sa formation sur l’axe de l’apprentissage théâtral où il pourra acquérir des habilités et des compétences à travers la recherche des savoirs présents dans le quotidien.