Missionárias brasileiras em Angola: educação popular, memória e experiência
Revista de Educação Popular
Missionárias brasileiras em Angola: educação popular, memória e experiência
Autor Correspondente: Claricia Otto | [email protected]
Palavras-chave: Educação Popular, Paulo Freire, Experiência, Memória
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
O artigo apresenta reflexões sobre práticas interculturais em Angola (África) narradas em 2008 por trinta religiosas da Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas (CICAF), ano em que a Congregação celebrava 25 anos de presença missionária entre os vários povos do referido país angolano: Bantu, Kikongo, Umbunto, Ibinda, entre outros. Ao todo são oitenta narrativas publicadas num caderno intitulado Cores da vida: 25 anos de presença em Angola (2010). Na perspectiva de Walter Benjamin, essas religiosas são compreendidas como narradoras, e suas narrativas, permeadas pela memória de aprendizes, constituem-se em experiência. A substância de cada narrativa é a experiência que foi sendo tecida por elementos da vivência, do acontecido, visto ou ouvido, da subjetividade que, ao se enraizar na objetividade, é narrada. Conclui que a rememoração das práticas interculturais, à luz de princípios da Teologia da Libertação e do franciscanismo, toma feições de educação popular. Nesse sentido, no escopo de compreender a experiência das narradoras, o artigo busca relacionar tal experiência com a educação popular em geral e, especialmente, a vinculada ao pensamento de Paulo Freire, que ganhou força na década de 1960.
Resumo Inglês:
This article presents reflections about intercultural practices in Angola (Africa), narrated in 2008 by thirty religious women from the Congregation of Franciscan Catechist Sisters in the year that the Congregation celebrated 25 years of missionary presence among several people of the Angolan country: Bantu, Kikongo, Umbunto, Ibinda, among others. There are eighty narratives altogether, published in a notebook entitled Cores da vida: 25 anos de presença em Angola. In Walter Benjamin’s perspective, these religious women are reportedly narrators, and their narratives were permeated by the learner’s memory, built up into experiences. The substance of each narrative is the experience that was being constructed by elements of life experiences, of what happened, of what was seen and heard, as well as what was narrated subjectivity, which is rooted in objectivity. It is concluded that the remembrance of intercultural practices, enlightened by the principles of Theology of Freedom and of the Franciscans, became the face of popular education. In this sense, in the scope of understanding the experience of the narrators, this article aims to relate such experience to the popular education in general and, especially, in connection to Paulo Freire’s thinking, which gained strength in the 1960s decades.