Lucas Galon Concerto para Violino, Percussão e Cordas: Um compositor em busca da sua voz

Revista da Tulha

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ISSN: 2447-7117
Editor Chefe: Marcos Câmara de Castro; Eliel Almeida Soares
Início Publicação: 02/01/2017
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Lucas Galon Concerto para Violino, Percussão e Cordas: Um compositor em busca da sua voz

Ano: 2019 | Volume: 5 | Número: 1
Autores: Ricardo Alex Palmezano, Luciana Caixeta
Autor Correspondente: Ricardo Alex Palmezano | [email protected]

Palavras-chave: Lucas Galon, Concerto for Violin, Serialism, Brazilian music.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo discute algumas das influências no Concerto  para  violino,  percussão  e  cordas  de  Lucas Galon.  Enquanto compositores  como  Bartók,  Stravinsky  e  Villa-Lobos  desenvolveram  um  estilo  de  composição  independente  e  variado,  sem  adotar  nenhum  método  específico, a autoproclamada mainstream da Segunda Escola Vienense estabeleceu uma forma bastante estruturada e particular de escrever música.  Galon parece questionar a  mecanização  da  composição  do  método dodecafônico, mas valida seu uso como forma de refrear seu impulso  criativo.  Enquanto o Concerto para Violino Nº 2 de Bartók fornece um modelo estrutural para sua peça, as ferramentas que ele usa para manipular os materiais musicais são extraídas de um uso livre do serialismo e da filosofia e estética da música contemporânea brasileira. O compositor absorve uma variedade de influências ao procurar por sua própria voz.



Resumo Inglês:

In this  paper,  I  discuss  some  of  the  influences  on  Lucas Galon’s Concerto for Violin, Percussion and Strings. While composers such as Bartók, Stravinsky and Villa-Lobos followed an independent, more varied compositional style without subscribing to any specific method,  the self-proclaimed  mainstream  of  the  Second  Viennese  School established a very structured, particular way of writing music. Galon seems to put into question the mechanization of composition of  the  dodecaphonic  method,  but  validates  its  use  as  a  way  of  refraining  his  creative  impulse.  While  Bartók’s  Violin  Concerto  Nº  2  provides a framework for his piece, the tools he uses to manipulate the musical materials are drawn from a free use of serialism and Brazilian contemporary music philosophy and aesthetic. The composer uses a blend of influences to search for his on voice.