Relato de experiência na construção de um jogo para o protagonismo juvenil
Revista Enfermagem Digital Cuidado e Promoção da Saúde – REDCPS
Relato de experiência na construção de um jogo para o protagonismo juvenil
Autor Correspondente: T. D. A. Sousa | [email protected]
Palavras-chave: educação em saúde, informática em enfermagem, saúde do adolescente, tecnologia
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
OBJETIVO: O presente estudo objetivou descrever a construção de um jogo para o protagonismo juvenil.
MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado por discentes de Enfermagem, proporcionado através de aulas de Informatização em Saúde. A construção do jogo se deu a partir dos referenciais teóricos das Diretrizes Nacionais para Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens e a Caderneta de Saúde do Adolescente, e para gamificação, processo dividido em 4 etapas, foi utilizada a plataforma Scratch®.
RESULTADO: O constructo foi intitulado “PacQuiz”, um jogo digital do tipo vídeo game inspirado no Fliperama Pac-Man®, que mescla a realidade do Pac-Man tradicional com um quiz.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: A importância de discentes de enfermagem atuarem no manejo de novas tecnologias educativas, como os jogos, uma vez que essa prática fomenta o papel educativo de futuros profissionais de saúde.