Imagens dos cientistas Jean-Baptiste de Lamarck e Charles Darwin: o que alunos concluintes do ensino médio sabem sobre eles?

Ensino em Re-Vista

Endereço:
Avenida João Naves de Ávila 2121 - Bloco G - Santa Mônica
Uberlândia / MG
38400-902
Site: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/index
Telefone: (34) 3239-4212
ISSN: 1983-1730
Editor Chefe: Fabiana Fiorezi de Marco
Início Publicação: 04/09/2017
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Multidisciplinar

Imagens dos cientistas Jean-Baptiste de Lamarck e Charles Darwin: o que alunos concluintes do ensino médio sabem sobre eles?

Ano: 2019 | Volume: 26 | Número: 2
Autores: E. T. Breunig, A. S. Amaral, A. I. Goldschmidt
Autor Correspondente: E. T. Breunig | [email protected]

Palavras-chave: Cientistas, Educação em Ciências, Ensino de Ciências

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

 

A pesquisa buscou investigar as concepções de setenta e oito alunos de terceiro ano do ensino médio de escolas públicas, a respeito da imagem e do nome de dois cientistas importantes para a Biologia e as implicações destas relacionadas à Ciência, através de dois questionários, compostos por duas partes. Inicialmente foi aplicado o primeiro, que investigou o reconhecimento de cientistas através de imagens sem nomeação e uma segunda parte, contendo outras imagens dos cientistas; porém, nominadas. Os resultados mostraram que o uso de imagens ainda é restrito em sala de aula; não tendo sido reconhecidos de forma significativa nenhum dos cientistas, principalmente, quando não foi mencionado os nomes. Além disso, muitas concepções reducionistas sobre cientistas e sobre a ciência foram identificadas.