O presente artigo analisa a perseguição movida pelo governo da Arquidiocese da Bahia contra Antônio Conselheiro e seus adeptos, nos sertões baianos e de Sergipe, entre os anos de 1876-1897. Durante este período o catolicismo no Brasil começava a sofrer os impactos de uma reforma religiosa implementada pelo episcopado nacional: centralização institucional da Igreja e clericalização das práticas religiosas compunham os objetivos do movimento. Para maior clareza do problema histórico analisado, é necessário compreender alguns dos aspectos da história da Igreja baiana, sediada na cidade de Salvador desde os primórdios da colonização. O Arcebispado Primaz (Arquidiocese da Bahia) foi o centro de comando da oposição eclesiástica contra Antônio Conselheiro e seus adeptos. Em diversos momentos, partiu da iniciativa de seus dirigentes, ou de seus emissários, o clamor pela eliminação do crescente grupo reunido em torno de um líder cuja atividade, autônoma em relação às instituições oficiais, se definia pelo propósito assistencial: religioso e material.
Este artículo examina la persecución por parte del gobierno de la Arquidiócesis de Bahía contra Antonio Conselheiro y sus seguidores, en el sertón de Bahía y Sergipe, entre los años 1876-1897. Durante este período el catolicismo en Brasil comenzó a sufrir los efectos de una reforma religiosa aplicada por el episcopado nacional: la centralización institucional de la Iglesia y las prácticas religiosas clericales compone los objetivos del movimiento. Para mayor claridad de la análisis histórico del problema, es necesario comprender algunos aspectos de la historia de la Iglesia de Bahía ubicada en la ciudad de Salvador desde los primeros tiempos de la colonización. El Arzobispo Primado (Arquidiócesis de Bahía) fue el centro de mando de la oposición eclesiástica contra Antonio Conselheiro y sus seguidores. En diversas veces, partió de la iniciativa de sus dirigentes, o sus emisarios, el clamor por la eliminación del grupo cada vez mayor reunido en torno a un líder cuya actividad, independiente de las instituciones oficiales, la atención se definió por finalidad: religiosa y material.