The wall: uma análise da adaptação da obra fonográfica para o cinema

REU - Revista de Estudos Universitários

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ISSN: 2177-5788
Editor Chefe: Maria Ogécia Drigo
Início Publicação: 01/06/1968
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

The wall: uma análise da adaptação da obra fonográfica para o cinema

Ano: 2016 | Volume: 42 | Número: 1
Autores: G. M. C. Marqueze
Autor Correspondente: G. M. C. Marqueze | [email protected]

Palavras-chave: Adaptação. Hutcheon. Pink Floyd. Ópera-rock. Cinema.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo visa a analisar a transposição do álbum da ópera-rock The wall (1979), da banda inglesa de rock progressivo Pink Floyd, para o filme Pink Floyd – The wall (1982), dirigido por Alan Parker, a fim de promover uma maior divulgação das adaptações de canções e de álbuns musicais conceituais no âmbito dos Estudos da Adaptação, evidenciando, assim, algumas de suas peculiaridades. A análise foi baseada nas propostas de Hutcheon (2006), que estabelece critérios para a análise de adaptações que vão muito além da questão da fidelidade à obra original. Ao final do artigo é detalhada uma pesquisa de caráter exploratório e informal com fãs do Pink Floyd, onde foi possível observar que a percepção que 88% dos participantes tinham de The wall mudou após terem tido contato com sua adaptação para o cinema no que se refere à interpretação da obra, o que lhes proporcionou uma experiência mais intensa e completa.



Resumo Inglês:

This paper aims to analyse the adaptation of Pink Floyd’s rock-opera album The wall (1979) into the movie Pink Floyd – the wall (1982) in order to help disseminate the adaptations of songs and concept albums within the field of Adaptation Studies, thus pointing out their peculiarities. This study was carried out based on Hutcheon’s suggestions (2006) on how the idea of fidelity should not be the focus of the analysis of an adaptation. This paper also details the conduction of an exploratory research whose aim was to analyse how Pink Floyd’s fans reacted to the adaptation of The wall. The results show that 88% of the subjects affirmed that they had a better understanding of the rock-opera after having watched the movie, which afforded them a more intense and complete experience.