Vozes que não têm boca mediadas por objetos técnicos em De Perto Uma Pedra

Voz e Cena

Endereço:
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Prédio Multiuso I, Bloco A, sala A1 15/2. - Asa Norte
Brasília / DF
70910-900
Site: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/index
Telefone: (61) 3107-6134
ISSN: 2675-4584
Editor Chefe: César Lignelli
Início Publicação: 29/06/2020
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Vozes que não têm boca mediadas por objetos técnicos em De Perto Uma Pedra

Ano: 2021 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: Guilherme Mayer, César Lignelli
Autor Correspondente: Guilherme Mayer | [email protected]

Palavras-chave: Composição em tempo real, Objetos técnicos, Tecnologia, Sonoridades, Cena contemporânea

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo tem como objetivo investigar a utilização dos objetos técnicos (Simondon, 2020) presentes na criação e mediação das sonoridades em De Perto Uma Pedra(2018), dirigido por João Fiadeiro. Para tal, são analisados: os microfones shotgune o de lapela, o P.A, a mesa de som e o projetor multimídia. É perquirido como esses objetos captam, redirecionam, amplificam e multiplicam as outras vozes neste espetáculo. A questão técnica aqui tratada relaciona-se com conceitos-ferramentas da Composição em Tempo Real (Fiadeiro, 2018) e com entendimentos acerca de espacialização, música de cena, sonoplastia e parâmetros do som (Lignelli, 2014; 2020).



Resumo Inglês:

This article aims to investigate the use of technical objects (Simondon, 2020) present in the creation and mediation of sounds in De Perto Uma Pedra(2018), directed by João Fiadeiro. To this end, the following are analyzed: the shotgun and lavalier microphones, the P.A, the sound mixer and the multimedia projector. It is asked how these objects capture, redirect, amplify and multiply the other voicesin this show. The technical issue dealt with here is related to the concepts-tools of Real Time Composition (Fiadeiro, 2018); with understandings about spatialization, scene music, sound design and sound parameters (Lignelli, 2014; 2020).



Resumo Espanhol:

Este artículo tiene como objetivo investigar el uso de objetos técnicos (Simondon, 2020) presentes en la creación y mediación de sonidos en De Perto Uma Pedra(2018), dirigido por João Fiadeiro. Para ello, se analizan los siguientes: los micrófonos shotguny lavalier, el P.A, la mesa de sonido y el proyector multimedia. Se pregunta cómo estos objetos capturan, redirigen, amplifican y multiplican las otras voces en este espectáculo. La cuestión técnica aquí tratada está relacionada con los conceptos-herramientas de Composición en Tiempo Real (Fiadeiro, 2018); con conocimientos sobre espacialización, música de escena, diseño de sonido y parámetros de sonido (Lignelli, 2014; 2020).