Visualização de coleção de imagens

Diálogo com a Economia Criativa

Endereço:
Rua do Rosário, 90 - Centro
Rio de Janeiro / RJ
20.041-002
Site: http://dialogo.espm.br/index.php/revistadcec-rj/index
Telefone: (21) 2216-2049
ISSN: 2525-2828 
Editor Chefe: Veranise Jacubowski Correia Dubeux
Início Publicação: 30/04/2016
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

Visualização de coleção de imagens

Ano: 2019 | Volume: 4 | Número: 12
Autores: Luiz Carlos Pacheco Rodrigues Velho, Júlia Rabetti Giannella
Autor Correspondente: Luiz Carlos Pacheco Rodrigues Velho | [email protected]

Palavras-chave: imagem digital; coleção de imagens; visualização; visualização de mídia.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A captura ou a elaboração de uma imagem pode ser realizada por diversas técnicas: fotografia, pintura, colagem, computação gráfica ou outra forma artística. No âmbito digital, imagens caracterizam-se por serem matrizes numéricas em pixels que podem ser processadas computacionalmente para análise e, inclusive, síntese em novos objetos de mídia. Também no âmbito digital, a produção imagética multiplica-se e diversifica-se. Neste artigo, apresentamos dois conceitos que inauguram possibilidades para ressignificar a produção e a distribuição de imagens no contexto digital: coleção de imagens e visualização de mídia. Para ilustrar tais conceitos, discutimos duas investigações de natureza teórica-prática conduzidas entre 2016 e 2019 no Laboratório de Visão e Computação Gráfica (Visgraf) do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).



Resumo Inglês:

The capture or elaboration of an image can be accomplished by several techniques: photography, painting, collage, computer graphics or other artistic form. In the digital realm, images are characterized by being numerical arrays in pixels that can be processed computationally for analysis and even synthesis in new media objects. Also in the digital field, the imagery production is abundant and diverse. In this article, we present two concepts that inaugurate possibilities to resignify the production and distribution of images in the digital context: image collection and media visualization. To illustrate these concepts,we discuss two theoretical and practical investigations conducted between 2016 and 2019 at the Vision and Graphics Laboratory (Visgraf) of the Institute of Pure and Applied Mathematics (IMPA).