Valoração de Produtos Tradicionais no Circuito Gastronômico: lições do Cerrado

Sustentabilidade em Debate

Endereço:
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Gleba A, Bloco C - Av. L3 Norte, Asa Norte - Brasília-DF (Junto ao Centro de Excelência em Turismo - CET)
Brasília – DF / DF
70.904-970
Site: http://seer.bce.unb.br/index.php/sust/i
Telefone: (61) 3107- 6000
ISSN: 2179-9067
Editor Chefe: José Augusto Drummond; Marcel Bursztyn
Início Publicação: 30/09/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

Valoração de Produtos Tradicionais no Circuito Gastronômico: lições do Cerrado

Ano: 2014 | Volume: 6 | Número: 1
Autores: Moises Villamil Balestro, Tainá Bacellar Zaneti
Autor Correspondente: Tainá Bacellar Zaneti | [email protected]

Palavras-chave: produtos tradicionais, alta gastronomia, processo de valoração, dispositivos de julgamento

Resumos Cadastrados

Resumo Espanhol:

A construção social de mercados diferenciados e de proximidade, bem como de sistemas agroalimentares alternativos aos sistemas agroindustriais da agricultura moderna, constitui, em
larga medida, uma estratégia de superação da exclusão de milhões de agricultores familiares e camponeses. Por sua vez, a crescente demanda e uso diferenciado de produtos tradicionais no circuito gastronômico, bem como as novas formas de interação entre chefs e agricultores familiares que produzem produtos tradicionais, podem constituir um vetor para a construção desses mercados diferenciados. Um dos achados do artigo é que a assimetria na posse do capital simbólico necessário ao processo de valoração dos produtos típicos como bens mais próximos dos singulares produz resultados deletérios para a distribuição do capital econômico, havendo grande disparidade entre os preços pagos aos produtores e os preços dos pratos servidos que incorporam tais produtos como iguarias. A apropriação do resultado econômico da valoração diminui como decorrência desse processo. O conhecimento do produtor é muitas vezes apropriado e reproduzido no processo de valoração sem que ele se beneficie disso. A partir das contribuições da sociologia econômica e da economia das singularidades, tais questões são problematizadas por este artigo.