Vaga Carne: Voz e Dramaturgia de um “Corpo Cenário”

Voz e Cena

Endereço:
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Prédio Multiuso I, Bloco A, sala A1 15/2. - Asa Norte
Brasília / DF
70910-900
Site: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/index
Telefone: (61) 3107-6134
ISSN: 2675-4584
Editor Chefe: César Lignelli
Início Publicação: 29/06/2020
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Vaga Carne: Voz e Dramaturgia de um “Corpo Cenário”

Ano: 2021 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: Flávia Andresa Oliveira de Menezes, André Luiz Antunes Netto Carreira
Autor Correspondente: Flávia Andresa Oliveira de Menezes | [email protected]

Palavras-chave: Corpo, Voz, Atuação, Vaga Carne, Cinema

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho traz um olhar sobre a atuação, mais especificamente sobre a dramaturgia vocal e corporal tecida pela atriz Grace Passô para composição da personagem Voz no filme Vaga Carne. Compreende-se o trabalho vocal a partir da apreciação pela escuta, levando em consideração as proposições de Chion, que classifica em “escuta causal”, “escuta semântica”e “escuta reduzida”. Discute-se a proposição dramatúrgica de “corpo cenário”. Dá-se destaque a algumas discussões importantes presentes no texto dramatúrgico, tais como gênero e construção social do corpo. A metodologia parte de uma intenção de um exercício de reflexão e fruição aprofundado de espetáculo artístico feita a partir de apreciações do filme Vaga Carneno Vimeoda Embaúba Produções, no Canal do YouTubeFilmesCultBre no I Encuentro Virtual Mujeres Afro en Escena 2020, realizada com base em uma pesquisa descritiva e explicativa em um estudo de caso com abordagem qualitativa. Os principais resultados alcançados apontam para a percepção de Vaga Carnecomo uma obra de Teatro Contemporâneo construída em um terreno híbrido no qual se encontram as linguagens do cinema e do teatro, fecunda em discursos e discussões de relevante importância na atualidade, bem como em seus processos de composição e atuação.



Resumo Inglês:

This work brings a look at acting, specifically at the vocal and body dramaturgy woven by actressGrace Passô to compose the character Voice in the movie Vaga Carne. Vocal work is understood from the appreciation of listening, taking into account Chion's propositions, which he classifies as “causal listening”, “semantic listening”and “reduced listening”. The dramaturgical proposition of “scenery body”is discussed. Some important discussions present in the dramaturgical text are highlighted, such as gender and social construction of the body. The methodology is based on the intention of an exercise ofreflection and in-depth enjoyment of an artistic spectacle based on appraisals of the film Vaga Carne on Vimeo byEmbaúba Produções, on the YouTubeChannel FilmesCultBr and on the I Encuentro Virtual Mujeres Afro en Escena 2020, held at from a descriptiveand explanatory research in a case study with a qualitative approach. The main results achieved point to the perception of Vaga Carne as a work of Contemporary Theater built on a hybrid terrain where the languages of cinema and theater meet, fertile in discourses and discussions of relevant importance today, as well as in their processes of composition and acting.



Resumo Espanhol:

Esta obra aporta una mirada a la actuación, más concretamente a la dramaturgia vocal y corporal tejida por la actriz Grace Passô para componer el personaje Voice en la película Vaga Carne. El trabajo vocal se entiende desde la apreciación de la escucha, teniendo en cuenta las proposiciones de Chion, que clasifica como “escucha causal”, “escucha semántica”y “escucha reducida”. Se discute la propuesta dramatúrgica del “cuerpo escenográfico”. Se destacan algunas discusiones importantes presentes en el texto dramatúrgico, como el género y la construcción social del cuerpo. La metodología se basa en la intención de un ejercicio de reflexión y disfrute en profundidad de un espectáculo artístico a partir de valoraciones de la película Vaga Carne en Vimeo da Embaúba Produções, en el Canal de YouTubeFilmesCultBr y en el I Encuentro Virtual Mujeres Afro en Escena. 2020, realizado a partir de una investigación descriptiva y explicativa en un estudio de caso con enfoque cualitativo. Los principales resultados alcanzados apuntan a la percepción de Vaga Carne como una obra de Teatro Contemporáneo construida sobre un terreno híbrido donde se encuentran los lenguajes del cine y el teatro, fértil en discursos y discusiones de relevancia hoy en día, así como en sus procesos de composición y actuación.