v. 4 n. 2 (2019) INTERFACE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: O QUE RELATAM OS ARTIGOS CIENTÍFICOS?

Revista Prática Docente

Endereço:
Rua Vilmar Fernandes, 300 - Bairro Santa Luzia
Confresa / MT
78652-000
Site: http://www.periodicos.cfs.ifmt.edu.br
Telefone: (66) 3564-2600
ISSN: 25262149
Editor Chefe: Thiago Beirigo Lopes
Início Publicação: 30/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação

v. 4 n. 2 (2019) INTERFACE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: O QUE RELATAM OS ARTIGOS CIENTÍFICOS?

Ano: 2019 | Volume: 4 | Número: 2
Autores: Camila de Fatima Sant'Ana, Denise Leal de Castro
Autor Correspondente: Camila de Fatima Sant'Ana | [email protected]

Palavras-chave: Tecnologias digitais, Ensino de Química, Alfabetização científica, Formação de professores

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Alguns documentos de políticas educacionais apontam a necessidade de oferta de uma educação no ensino médio tendo como instrumento as tecnologias de informação e comunicação e estruturado na formação crítico-social do educando, além da cognitiva, para sua posterior participação na sociedade de forma a cooperar na resolução de problemas sociais. Esta pesquisa apresenta resultados de uma análise qualitativa categorizada realizada em artigos científicos que relatam experiências de atividades que fomentaram a alfabetização científica no ensino de Química auxiliada por tecnologias digitais. Para tal, foi realizada uma busca no portal de Periódicos Capes entre os períodos de 2011 a 2018, utilizando palavras-chaves específicas que convergiam com o objetivo dessa pesquisa. Objetivou-se identificar como estes professores procuraram atender as diretrizes indicadas nestes documentos de políticas educacionais brasileiras. Observou-se que os autores destes artigos analisados contextualizaram os conteúdos de Química com temas sociais diversos, seus objetivos de contribuir na formação crítica-reflexiva foram granjeados. Entretanto as tecnologias digitais utilizadas ainda são pouco diversificadas.