Utilizando a criptografia para despertar o interesse e motivar uma aprendizagem significativa no ensino de funções

Brazilian Electronic Journal of Mathematics

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ISSN: 2675-1313
Editor Chefe: Prof. Dr Vlademir Marim
Início Publicação: 24/03/2020
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Matemática, Área de Estudo: Educação

Utilizando a criptografia para despertar o interesse e motivar uma aprendizagem significativa no ensino de funções

Ano: 2021 | Volume: 2 | Número: 3
Autores: S. M. S. de Carvalho, V. D. Carvalho
Autor Correspondente: V. D. Carvalho | [email protected]

Palavras-chave: Learning, Mathematical Functions, Cryptoghaphy, Teaching.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo apresenta uma adaptação de alguns resultados contidos na dissertação de mestrado do primeiro autor, [9]. Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos educadores no ensino de hoje é a falta de interesse dos alunos em conteúdos programáticos da matemática, que muitas vezes é reduzida a um conjunto de técnicas, regras e algoritmos sem nenhuma aplicabilidade ou justificativa. O objetivo deste trabalho é investigar e analisar possíveis contribuições no ensino-aprendizagem de funções tendo como abordagem metodológica a resolução de problemas. O tema criptografia acaba despertando a curiosidade e levando a um processo que possibilita a construção de novos conhecimentos, já que o mesmo é parte integrante do dia a dia dos estudantes. A aplicação de jogos possibilita a construção do conhecimento matemático de forma prazerosa, envolvente e significativa. Pensando nisso, surgiu a ideia de aliar a criptografia a um jogo de caça ao tesouro. 



Resumo Inglês:

This article is an adaptation of some results presented in the master’s thesis of the first author, [9]. One of the biggest difficulties faced by teachers, nowadays, is the lack of interest from students in math’s programmatic contentes, wich, plenty of times, is reduced to a set of techniques, rules and algorithms without applicability or justification. The objective of this manuscript is to investigate and analyze possible contributions in the teaching-learning of functions using the methodological approach to problem solving. The cryptography theme ends up arousing curiosity and leading to a process that makes it possible to build new knowledge, since it is an integral part of students’ daily lives. The application of games enables the construction of mathematical knowledge in a pleasant, engaging and meaningful way. Thinking about it, the idea arose to combine cryptography with a game of treasure hunting.