UTILIZAÇÃO DOS JOGOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO DE FUNÇÕES POLINOMIAIS COMO FACILITADOR DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Educação Matemática Sem Fronteiras

Endereço:
Área Rural - Rodovia SC 484 - Km 02 - Área Rural de Chapecó
Chapecó / SC
89815899
Site: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/index
Telefone: (49) 2049-6576
ISSN: 2596-318X
Editor Chefe: Nilce Fátima Scheffer
Início Publicação: 24/04/2019
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Matemática, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

UTILIZAÇÃO DOS JOGOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO DE FUNÇÕES POLINOMIAIS COMO FACILITADOR DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Ano: 2020 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: D. A. S. de Araujo, R. B. Daude, S. V. Lagares, W. S. Almeida, A. V. S. Oliveira,
Autor Correspondente: D. A. S. de Araujo | [email protected]

Palavras-chave: Educação Matemática, Jogos, Abordagem dialógica e investigativa, Desenvolvimento Social.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Essa pesquisa, de caráter qualitativo, analisa a utilização dos jogos como auxiliador para motivar os alunos a participarem das aulas de forma ativa, construindo conhecimento e não simplesmente recebendo-o. O objetivo foi desenvolver atividades pedagógicas utilizando jogos matemáticos de modo a entender sua potencialidade associados a perspectiva dialógica para a aprendizagem. Nesse intuito, buscou-se responder a pergunta: quais as contribuições que a utilização dos jogos matemáticos pode trazer para o aprendizado dos alunos através da perspectiva dialógica? Com essa finalidade real izou-se um estudo de campo com alunos do ensino médio, o qual desenvolvemos dois tipos de  jogos. Com o primeiro jogo, a “Máquina de Função”, procurou-se que os alunos sentissem motivados a participarem da aula e formarem seu conhecimento sobre o conceito de função por meio de suas próprias observações. Com o segundo, o “Eu tenho...! Quem tem...? ”, buscou-se que a turma se comunicasse para realizar as atividades em conjunto e estivesse maior parte da aula empenhada na realização da atividade. Por meio dessa pesquisa pôde-se observar nos alunos que, em algumas situações, deixaram de apenas aceitar tudo aquilo que eram lhes passado, mas questionaram e buscaram entender o que motivava a adoção daquele procedimento de resolução.

 



Resumo Inglês:

This qualitative research analyzes the use of games as an aid to motivate students to participate in classes actively, building knowledge and not simply receiving it. The objective was to develop pedagogical activities using mathematical games in order to understand their potential associated with a dialogical perspective for learning. To that end, we sought to answer the question: what contributions can the use of mathematical games bring to students' learning through a dialogical perspective? For this purpose, a field study was carried out with high school students, which developed two types of games. With the first game, the "Function Machine", we tried to make students feelmotivated to participate in the class and build their knowledge about the concept of function through their own observations. With the second, “I have ...! Who has...? ”, The group sought to communicate to carry out the activities together and most of theclass was committed to carrying out the activity. Through this research it was possible to observe in the students that, in some situations, they stopped accepting only what they were given, but questioned and sought to understand what motivated the adoption of that resolution procedure.