A UTILIZAÇÃO DO CINEMA SOB A LEITURA DA LEI 10.639/03

Revista Livre de Cinema

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ISSN: 2357-8807
Editor Chefe: Fernando Antonio Prado Gimenez
Início Publicação: 01/01/2014
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

A UTILIZAÇÃO DO CINEMA SOB A LEITURA DA LEI 10.639/03

Ano: 2021 | Volume: 8 | Número: 1
Autores: L. M. B. da R. Menezes, T. V. S. de Souza
Autor Correspondente: L. M. B. da R. Menezes | [email protected]

Palavras-chave: cinema, educação, lei 10.639/03, diversidade, racismo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

No presente artigo busca-se discorrer sobre a utilização do cinema enquanto recurso metodológico, oportunizando a prática de ensino, de modo, a contribuir para o ensino de diferentes temas em sala de aula, dentre eles a lei 10.639/03 que encontra resistência em diferentes aspectos educacionais e sociais por tratar da história e cultura afro-brasileira e africana. A utilização de filmes é um recurso metodológico comumente empregado em sala de aula, entretanto seu emprego se encontra condicionado à forma com que o professor o emprega de maneira a permitir com que os alunos adentrem na realidade proposta pelos realizadores considerando as peculiaridades de sua aplicação. Refletindo assim sobre o papel do imaginário do espectador, como também, dos significados presentes nas obras e de como as questões socioculturais e as relações raciais se refletem nas telas em um país onde a diversidade apesar de existente ainda é desconsiderada no que se concerne à representação e a forma como estas são interpretadas pelos seus espectadores.



Resumo Inglês:

In this article we seek to discuss the use of cinema as a methodological resource, providing teaching practice, in order to contribute to the teaching of different themes in the classroom, among them Law 10.639/03 which finds resistance in different educational and social aspects for dealing with Afro-Brazilian and African history and culture. The use of films is a methodological resource commonly used in the classroom, however its use is conditioned to the way in which the teacher uses it in order to allow students to enter the reality proposed by the filmmakers considering the peculiarities of its application. Thus reflecting on the role of the spectator's imagination, as well as the meanings present in the works and how socio-cultural issues and racial relations are reflected on the screens in a country where diversity, although existing, is still disregarded in terms of representation and the way these are interpreted by viewers.