UTILIZAÇÃO DE MOTOR DE JOGO PARA TREINAMENTO DE EVACUAÇÃO DE EDIFÍCIOS EM CASO DE INCÊNDIO

Revista FLAMMAE

Endereço:
Av. João de Barros, n.399, Boa Vista, Recife-PE, CEP 50050-180
Recife / PE
50050-180
Site: http://www.revistaflammae.com
Telefone: (81) 3182-9115
ISSN: 2359-4837
Editor Chefe: Cristiano Corrêa
Início Publicação: 31/12/2014
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Multidisciplinar

UTILIZAÇÃO DE MOTOR DE JOGO PARA TREINAMENTO DE EVACUAÇÃO DE EDIFÍCIOS EM CASO DE INCÊNDIO

Ano: 2019 | Volume: 5 | Número: 13
Autores: Rosana Debiasi; João Carlos Souza
Autor Correspondente: Rosana Debiasi | [email protected]

Palavras-chave: Evacuação de emergência. Jogos sérios. Realidade virtual. Motor de jogo.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tem como objetivo analisar alguns estudos com relação aos jogos sérios e a simulação com a utilização de motor de jogo para a evacuação de edificações em caso de incêndio a partir da revisão de literatura. A evacuação de edifícios em casos de incêndio é um desafio em qualquer circunstância. Para sobreviver a um incêndio, os ocupantes da edificação devem ser capazes de se evadir antes que a situação se torne insustentável. O tempo de esvaziamento do prédio é, portanto, um fator crítico a ser considerado e a falta de conhecimento sobre as noções básicas de segurança contra incêndios pode aumentar perigosamente esse tempo. Nesse sentido, pesquisadores propõem a utilização de jogos sérios, que são aqueles que têm como objetivo principal o aprendizado, e de simulação, como ferramenta para treinamento, planejamento e avaliação de planos de emergência. A partir da utilização de motor de jogo, é possível simular o comportamento de uma multidão de forma rápida. Dentre as vantagens da utilização de motor de jogo, destaca-se a inserção do usuário em um ambiente de realidade virtual em tempo real com vista em três dimensões, e da possibilidade de serem utilizados em diversos dispositivos como computador, console, celular, óculos de realidade virtual (VR).



Resumo Inglês:

The objective of this article is to analyze some studies regarding serious games and simulation for evacuation of buildings in case of fire with the use of game engine from a literature review. Evacuation of buildings in cases of fire is a challenge under any circumstances. To survive a fire, occupants of the building must be able to evacuate before the situation becomes unsustainable. Therefore, building evacuation time is a critical factor to consider, besides, the lack of knowledge about the basics of fire safety can dangerously increase the evacuation time. In this case, researchers propose the use of serious games, games whose main purpose is education, and simulation as a tool for training, planning and evaluation of emergency plans. Using a game engine, it is possible to create this games and crowd behavior simulations quickly. Some advantages of using a game engine are the user's insertion into a real time virtual reality environment with three dimensional view, and the possibility of being used in various devices such as computer, console, mobile phone, virtual reality glasses (VR).