Uma Reflexão sobre a construção de sentido na performance musical pela perspectiva do intérprete de música indeterminada

Revista da Tulha

Endereço:
Rua Prof. Dr. Olivier Toni, s/n - Monte Alegre (Cidade Universitária)
Ribeirão Preto / SP
14040-900
Site: http://www.revistas.usp.br/revistadatulha/index
Telefone: (16) 3315-0102
ISSN: 2447-7117
Editor Chefe: Marcos Câmara de Castro; Eliel Almeida Soares
Início Publicação: 02/01/2017
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Uma Reflexão sobre a construção de sentido na performance musical pela perspectiva do intérprete de música indeterminada

Ano: 2019 | Volume: 5 | Número: 1
Autores: Ana Leticia Crozetta Zomer
Autor Correspondente: Ana Leticia Crozetta Zomer | [email protected]

Palavras-chave: Música do Século XX, Indeterminação, Performance Musical, Genealogia do Conceito de Obra, Notação musical.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho é um desdobramento da pesquisa de doutorado ainda em andamento, intitulada, Acaso e indeterminação na música brasileira: uma análise do repertório violinístico após 1950. Aqui, discutiremos a genealogia do conceito de obra musical até sua cristalização por volta de 1800 e seus reflexos no desenvolvimento da notação e performance musical; as transformações estético-composicionais que surgiram a partir da segunda metade do século XX e suas principais vertentes; e por fim, procuramos oferecer uma breve reflexão sobre a construção de sentido na performance musical pela perspectiva do intérprete de música indeterminada, ou seja, aquela que está sujeita a múltiplas interpretações e relações intersubjetivas. Para isso, fizemos uso de três trabalhos que deram suporte filosófico: The Imaginary Museum of Musical Works (1992) de Lydia Goehr, que se empenhou em traçar a genealogia do conceito de obra musical; Estética: Teoria da Formatividade (1993) de Luigi Pareyson, em que o autor analisa a obra de arte a partir de um ponto de vista formativo – a obra como um objeto em construção e em permanente formação; e Obra Aberta (2003) de Umberto Eco, que apresenta estreita relação com a leitura anterior e trata, entre outras coisas, da dicotomia entre obra aberta e fechada.



Resumo Inglês:

This work is an offshoot of the ongoing doctoral research entitled, Acaso e indeterminação na música brasileira: uma análise do repertório violinístico após 1950. Here we will discuss the genealogy of the concept of musical work until its crystallization around 1800 and its reflections on the  development  of  musical  notation  and  performance;  the  aesthetic-compositional transformations that emerged from the second half of the twentieth century and its main aspects; finally, we seek to offer a brief reflection on the construction of meaning in musical performance from the perspective of the indeterminate music interpreter, that is, the one that is subject to multiple interpretations and intersubjective relations. Three works provided us philosophical support: Lydia Goehr’s The Imaginary Museum of Musical Works (1992), which endeavored to trace the genealogy of the concept of musical work; Estética: Teoria da Formatividade (1993) by Luigi Pareyson, in which the author analyzes the work of art from a formative point of view - the work as an object under construction and in permanent formation; and Obra Aberta by Umberto Eco (2003), which presents a close relationship with the previous reading and deals, among other things, with the dichotomy between open and closed work.This work is an offshoot of the ongoing doctoral research entitled, Acaso e indeterminação na música brasileira: uma análise do repertório violinístico após 1950. Here we will discuss the genealogy of the concept of musical work until its crystallization around 1800 and its reflections on the  development  of  musical  notation  and  performance;  the  aesthetic-compositional transformations that emerged from the second half of the twentieth century and its main aspects; finally, we seek to offer a brief reflection on the construction of meaning in musical performance from the perspective of the indeterminate music interpreter, that is, the one that is subject to multiple interpretations and intersubjective relations. Three works provided us philosophical support: Lydia Goehr’s The Imaginary Museum of Musical Works (1992), which endeavored to trace the genealogy of the concept of musical work; Estética: Teoria da Formatividade (1993) by Luigi Pareyson, in which the author analyzes the work of art from a formative point of view - the work as an object under construction and in permanent formation; and Obra Aberta by Umberto Eco (2003), which presents a close relationship with the previous reading and deals, among other things, with the dichotomy between open and closed work.