Um monte de mudanças nessa construção: sintaxe e semântica do quantificador ‘um monte de’ no português

LaborHistórico

Endereço:
Av. Horácio Macedo, 2151. - Faculdade de Letras Sala F-316 - Cidade Universitária
Rio de Janeiro / RJ
21941917
Site: http://revistas.ufrj.br/index.php/lh/index
Telefone: (21) 3938-9727
ISSN: 23596910
Editor Chefe: Leonardo Lennertz Marcotulio
Início Publicação: 28/02/2015
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Um monte de mudanças nessa construção: sintaxe e semântica do quantificador ‘um monte de’ no português

Ano: 2019 | Volume: 5 | Número: 1
Autores: Karen Sampaio Braga Alonso, Nuciene Caroline Amphilophio Fumaux
Autor Correspondente: Karen Sampaio Braga Alonso | [email protected]

Palavras-chave: Linguística Funcional Centrada no Uso. Gramática de construções. Quantificadores. Constructionalização. Um monte de SN.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo apresenta uma discussão a respeito dos usos da cadeia sintagmática um monte de seguida de SN numa perspectiva construcional. Defende-se a tese, baseada na teoria de mudança linguística proposta por Traugott e Trousdale (2013), de que haja uma microconstrução mais nova na história do português – um monte de [SN]– dentro do esquema dos quantificadores. Essa microconstrução se formou a partir de usos mais periféricos da construção [um [monte] de SN]. Segundo os autores, no caso de mudança gramatical, há aumento de esquematicidade e de produtividade e diminuição de composicionalidade. Para verificar esses três parâmetros, foram considerados seis testes que verificam tanto aspectos formais como semântico-pragmáticos, com o intuito de demonstrar que um monte de quantitativo funciona sintaticamente como modificador de SN – [um monte de [SN]].



Resumo Inglês:

The article discusses the uses of the syntagmatic chain um monte de followed by NP from a constructional perspective. The analysis is based on the theory of linguistic change proposed by Traugott and Trousdale (2013), that there is a new micro-construction – um monte de – in the history of Portuguese whithin the quantifier schema. This micro-construction has been developed from the peripheral uses of the specifying construction [um [monte] de]. According to these authors, grammatical constructionalization involves increase in schematicity and productivity and decrease in compositionality. In order to verify that, six formal and semantic-pragmatics tests were considered, so it can be demonstrated that um monte de is a NP modifier – [um monte de [NP].