Um elo entre a rua e a fotografia

IARA

Endereço:
Centro Universitário Senac Santo Amaro Av. Engenheiro Eusébio Stevaux, 823
São Paulo / SP
4696000
Site: http://www1.sp.senac.br/hotsites/blogs/revistaiara/
Telefone: (11) 5682-7622
ISSN: 1983-7836
Editor Chefe: Maria Eduarda Araújo Guimarães
Início Publicação: 31/01/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

Um elo entre a rua e a fotografia

Ano: 2010 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: Fernanda Romero
Autor Correspondente: Revista Iara | [email protected]

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O jovem designer, fotógrafo e artista plástico Alexandre Orion é adepto das práticas do graffiti desde 1995. Somente após cinco anos de experiências com o espaço urbano ele passou a se dedicar à linguagem fotográfica. Em 2002, começou a elaborar o projeto chamado “Metabiótica”, que tem por objetivo pensar o graffiti e a fotografia em um único suporte. Segundo o próprio artista, a
pintura e a fotografia dividem um mesmo ambiente como dois organismos inseparáveis e incompatíveis entre si. O objeto fotográfico é o ambiente no qual não se distingue o limite entre o elo e o duelo das linguagens. Há algo além das duas óticas: uma fenda tênue e infinita que nos conduz à inexistência (ORION, 2006, p. 08).

Alexandre Orion traz explicitamente o graffiti e a fotografia como estratégia e suporte para a visibilidade do trabalho na paisagem urbana. Marca um caminho entre a cidade e a fotografia, em outro espaço, com mais status e preocupação. Trata a fotografia como parte do processo criativo e, dessa forma, distinguem-se dos demais trabalhos que podem, a qualquer instante, ser cobertos de tinta, para dar lugar a outros. (...)