UM CONTO DAIMISTA/AMAZÔNICO/AYAHUASQUEIRO

Revista Em Favor de Igualdade Racial

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ISSN: 2595-4911
Editor Chefe: Flávia Rodrigues Lima da Rocha
Início Publicação: 11/05/2020
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

UM CONTO DAIMISTA/AMAZÔNICO/AYAHUASQUEIRO

Ano: 2020 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: F. C. MENDONÇA
Autor Correspondente: F. C. MENDONÇA | [email protected]

Palavras-chave: literaturas amazônicas, culturas ayahuasqueiras, daime, luiz mendes, repertório de resistência

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Apresento um recorte da/diálogo com a pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade, da Universidade Federal do Acre; pesquisa publicada no livro “O Orador do Mestre Raimundo Irineu Serra: Diálogos, Memórias e Artes Verbais” (MENDONÇA; NASCIMENTO 2019).  O objetivo, no presente artigo é trazer à tona “gotas” da poesia oral de Luiz Mendes do Nascimento, ancião nascido no seio da Amazônia acreana e conhecido como o orador do Mestre Irineu. E empreender uma breve análise cultural do conto transcrito. Olhando pelas lentes dos Estudos Culturais (HALL, 2003; WILLIAMS, 1979), de estéticas surgidas a partir das diásporas (HALL, 2003), da epistemologia da Ayahuasca (ALBUQUERQUE, 2011); e colocando em cena o corpo, com suas memórias, poética, gestos e voz (ANTONACCI, 2014; ZUMTHOR, 1993; 2005; 2010) percebo as memórias narradas de Luiz Mendes como artes verbais; literatura oral daimista, ayahuasqueira e amazônica; “performances e literaturas insurgentes” que subvertem “sistemas de avaliações e classificações” da modernidade norte ocidental. Sob a ótica dos Estudos Culturais, ao invés de ser lida a partir das lentes etnocêntricas, essencialistas e dicotômicas da modernidade ocidental, a literatura oral amazônica-daimista-ayahuasqueira que procuro fazer ecoar (a saber os contos e cantos de Luiz Mendes) é entendida como “repertório de resistência” (HALL, 2013).



Resumo Inglês:

I present a clipping of / dialogue with the masters research developed in the Graduate Program in Letters: Language and Identity, of the Federal University of Acre; research published in the book “The Speaker of Mestre Raimundo Irineu Serra: Dialogues, Memories and Verbal Arts” (MENDONÇA; BIRTH 2019). The aim of this article is to bring out the "drops" of the oral poetry of Luiz Mendes do Nascimento, an elder born in the Amazonian Acre and known as the speaker of Mestre Irineu. And undertake a brief cultural analysis of the transcribed tale. Looking through the lens of Cultural Studies (HALL, 2003; WILLIAMS,1979), aesthetics arising from diasporas (HALL, 2003), Ayahuasca epistemology (ALBUQUERQUE, 2011); and putting on the body with its memories, poetics, gestures and voice (ANTONACCI, 2014; ZUMTHOR, 1993; 2005; 2010) I perceive Luiz Mendes' narrated memories as verbal arts; daimist, ayahuasqueira and amazon oral literature; “Insurgent performances and literatures” that subvert the “rat ings and rating systems” of northern western modernity. From the perspective of Cultural Studies, instead of being read from the ethnocentric, essentialist and dichotomous lenses of western modernity, the Amazonian-daimist-ayahuasqueira oral literature tha t I seek to echo (namely Luiz Mendes' tales and songs) is understood. as a “repertoire of resistance” (HALL, 2013).