Tudo se cria, nada se destrói: manifesto do ator sinfônico

Voz e Cena

Endereço:
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Prédio Multiuso I, Bloco A, sala A1 15/2. - Asa Norte
Brasília / DF
70910-900
Site: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/index
Telefone: (61) 3107-6134
ISSN: 2675-4584
Editor Chefe: César Lignelli
Início Publicação: 29/06/2020
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Tudo se cria, nada se destrói: manifesto do ator sinfônico

Ano: 2020 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Kátia Milene dos Santos Maffi
Autor Correspondente: Kátia Milene dos Santos Maffi | [email protected]

Palavras-chave: Matteo Belli, Ator Sinfônico, Teatro, Voz, Respiração.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Tudo se cria, nada se destrói, manifesto do ator sinfônicotraz à tona o pensamento holísticodo ator italiano Matteo Belli, criador da metodologia La Voce Incarnata(A Voz Encarnada). O original escrito entre os anos de 2010 e 2011 descreve a essência do ser ator abordando-a como uma forma de amor, e por esse prisma nos revela o conceito central do texto, o ator sinfônico, cujos princípios éticos e poéticos são lançados para além da estética teatral, se colocam em todos os processos criativos, seja pedagógico ou poético, seja da própria vida cotidiana. Todos esses setores soam em harmonia e esse pensamento-prática se estende para a especificidade da linguagem atoral, sobretudo sobre a complexa faculdade da expressão vocal.



Resumo Inglês:

Everything is created, nothing is destroyed: the symphonic actor's manifestobrings out the holistic thinking of the Italian actor Matteo Belli, creator of the La Voce Incarnata(Embodied Voice) methodology. The original written between the years 2010 and 2011 describes the essence of being an actor approaching it as a form of love, and through this prism reveals the central concept of the text, the symphonic actor, whose ethicaland poetic principles are launched beyond of theatrical aesthetics, they are placed in all creative processes, whether pedagogical or poetic, or of everyday life itself. All of these sectors sound in harmony and this thought-practice extends to the specificity of the actor's language, especially over the complex faculty of vocal expression.