Tropicalismo, Terra em Transe, O Rei da Vela... negação à guitarra... pois é, diz Caetano, uma atitude antropofágica

Voz e Cena

Endereço:
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Prédio Multiuso I, Bloco A, sala A1 15/2. - Asa Norte
Brasília / DF
70910-900
Site: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/index
Telefone: (61) 3107-6134
ISSN: 2675-4584
Editor Chefe: César Lignelli
Início Publicação: 29/06/2020
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Tropicalismo, Terra em Transe, O Rei da Vela... negação à guitarra... pois é, diz Caetano, uma atitude antropofágica

Ano: 2022 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: Domingos Sávio Ferreira de Oliveira
Autor Correspondente: Domingos Sávio Ferreira de Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: Tropicalismo. Tropicália. Antropofagia. Voz. Canto.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O autor narra a trajetória do movimento Tropicalismoque mudou a Música Popular Brasileira/MPB, por meio de uma reconstituição histórica fundamentada em memórias da infância, referências bibliográficas e material iconográfico. O leitor enveredar-se-á pela cultura musical e popdos anos 60, a sobressair a canção Tropicália, os Festivais da Canção(anos 60), a Bossa Nova, a Jovem Guarda, o Cinema Novoe a montagem teatral de O Rei da Vela. As capas dos LPs marcaram o movimento tropicalista, cujo conteúdo visual fala por si. Afinados com as ideias de Oswald de Andrade, Caetano e Gil assimilaram as novidades associadas aos movimentos de massa e juventude e as pesquisas no campo da música popular.



Resumo Inglês:

The author narrates the trajectory of the Tropicalismomovement, which changed Brazilian Popular Music/MPB, through a historical reconstruction based on childhood memories, bibliographical references, and iconographic material. The reader will delve into the music and pop culture of the 60’s, highlighting the song Tropicália, the Festivais da Canção(the 60’s), Bossa Nova, Jovem Guarda, Cinema Novoand theatrical montage of O Rei da Vela. The LP’s covers marked the tropicalist movement, whose visual content speaks for itself. In tune with the ideas of Oswald de Andrade, Caetano and Gil assimilated the news associated with mass and youth movements and research in the field of popular music.



Resumo Espanhol:

El autor narra la trayectoria del movimiento del Tropicalismo, que cambió la Música Popular Brasileña/MPB, a través de una reconstitución histórica basada en recuerdos de infancia, referencias bibliográficas y material iconográfico. El lector se adentrará en la cultura musical y pop de los años sesenta, destacando la canción Tropicália, los Festivales de la Canción(años sesenta), la Bossa Nova, la Jovem Guarda, el Cinema Novoy la puesta en escena teatral del Rei da Vela. Las portadas de los LPs marcaron el movimiento tropicalista, cuyo contenido visual habla por símismo. En sintonía con las ideas de Oswald de Andrade, Caetano y Gil asimilaron las novedades asociadas a los movimientos de masas y juveniles y a la investigación en el campo de la música popular.