Território conquistado: música de protesto e conscientização

Revista Brasileira de Estudos da Homocultura (REBEH)

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ISSN: 2595-3206
Editor Chefe: Bruna Andrade Irineu
Início Publicação: 01/01/2018
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

Território conquistado: música de protesto e conscientização

Ano: 2019 | Volume: 2 | Número: 3
Autores: Maria Luíza Carvalho Meireles Brandão, Juliana Dourado Bueno
Autor Correspondente: Juliana Dourado Bueno | [email protected]

Palavras-chave: Representatividade; Música de Protesto; Feminismo Negro; Larissa Luz; Território Conquistado.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este ensaio foi escrito com o intuito de apresentar um estilo de música composto por mulheres e que a partir do seu engajamento como feministas negras passam a se posicionar neste meio buscando levar representatividade e empoderamento para meninas e mulheres negras. O objetivo é compreender os seus processos e como se desenvolvem as abordagens das vivências femininas negras e sua luta constantes expostas nas “músicas de protesto”. Desse modo, a utilização das músicas politizadas como uma possível ferramenta de resistência que compõe a partir dos contextos dessas mulheres, propõe uma inovação na forma de se discutir sobre temas como machismo, racismo, autoestima da mulher negra e sexualidade. São feitas análises de algumas composições do disco Território Conquistado da artista Larissa Luz, também observando entrevistas em que participou. A abordagem desse trabalho é qualitativa: passando pela fase exploratória relativo a autores(as) e cantoras que escrevem em meio a música de protesto, vivências femininas negras, empoderamento e opressões; e pelas análises de dados, sobre vida, concepções e músicas de Larissa Luz. Este trabalho ressalta a importância da inserção das mulheres negras dentro da música de protesto como um espaço em que se é pertinente levar pautas do feminismo negro, sobre resistência, empoderamento e também desigualdades, que por meio deste reverenciam nomes de mulheres relevantes para o processo identitário, assim afirmando que essas músicas contribuem para transformações sociais, além de ajudar no processo das meninas negras que passam a assumir suas identidades e sua cultura.



Resumo Inglês:

This essay was written with the intention of presenting a style of music composed by women and that from their engagement as black feminists they start to position themselves in this medium seeking to bring representativeness and empowerment to black girls and women. The objective is to understand their processes and how the approaches to black female experiences and their constant struggle are exposed in the “protest songs”. Thus, the use of politicized music as a possible tool of resistance that composes from the contexts of these women, proposes an innovation in the way of discussing topics such as machismo, racism, black women's self-esteem and sexuality. Analyzes of some compositions of the album Território Conquistado by artist Larissa Luz are made, also observing interviews in which she participated. The approach of this work is qualitative: going through the exploratory phase concerning authors and singers who write amid protest music, black female experiences, empowerment and oppression; and by data analysis, about life, conceptions and music by Larissa Luz. This work highlights the importance of the insertion of black women into protest music as a space in which it is pertinent to take agendas of black feminism, about resistance, empowerment and also inequalities, which hereby revere the names of women relevant to the identity process, thus stating that these songs contribute to social transformations, in addition to helping in the process of black girls who start to assume their identities and their culture.



Resumo Espanhol:

Este ensayo fue escrito con la intención de presentar un estilo de música compuesto por mujeres y que desde su compromiso como feministas negras comienzan a posicionarse en este medio buscando brindar representatividad y empoderamiento a las niñas y mujeres negras. El objetivo es comprender sus procesos y cómo los enfoques de las experiencias de las mujeres negras y su lucha constante se exponen en las "canciones de protesta". Así, el uso de la música politizada como una posible herramienta de resistencia que se compone de los contextos de estas mujeres, propone una innovación en la forma de discutir temas como el machismo, el racismo, la autoestima de las mujeres negras y la sexualidad. Se realizan análisis de algunas composiciones del álbum Território Conquistado de la artista Larissa Luz, también observando entrevistas en las que participó. El enfoque de este trabajo es cualitativo: pasando por la fase exploratoria relacionada con autores y cantantes que escriben en medio de música de protesta, experiencias de mujeres negras, empoderamiento y opresión; y por análisis de datos, sobre la vida, las concepciones y la música de Larissa Luz. Este trabajo destaca la importancia de la inserción de las mujeres negras en la música de protesta como un espacio en el que es pertinente tomar agendas del feminismo negro, sobre la resistencia, el empoderamiento y También las desigualdades, que revelan los nombres de mujeres relevantes para el proceso de identidad, afirmando que estas canciones contribuyen a las transformaciones sociales, además de ayudar en el proceso de las chicas negras que asumen sus identidades y su cultura.