A teoria da norma jurídica e o problema das normas permissivas: Reflexões com enfoque no discurso normativo de Tércio Sampaio Ferraz Jr.

Revista Mosaicum

Endereço:
Rua Sagada Família, 120 - Bela vista
Teixeira de Freitas / BA
45997004
Site: http://www.revistamosaicum.br
Telefone: (27)3011.7005
ISSN: 1808-589X
Editor Chefe: Wilbett Oliveira
Início Publicação: 31/05/2005
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

A teoria da norma jurídica e o problema das normas permissivas: Reflexões com enfoque no discurso normativo de Tércio Sampaio Ferraz Jr.

Ano: 2019 | Volume: 29 | Número: 29
Autores: Luiz Carlos de Assis Junior
Autor Correspondente: Luiz Carlos de Assis Junior | [email protected]

Palavras-chave: norma jurídica, teoria imperativista, teoria pragmática, discurso normativo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Investiga-se a norma jurídica nas teorias imperativista e pragmática, com destaque para o problema das normas permissivas. Utiliza-se o método comparativo entre aquelas duas teorias. Destaca-se as contribuições da teoria pragmática da norma jurídica e a forma que ela adéqua a estrutura da norma permissiva ao caráter imperativo do direito ao impor uma relação simétrica entre comunicador e endereçado normativo. Verifica-se que o direito deve conter as normas permissivas ou o discurso normativo não estaria completo, pois, o direito reduzido a comandos de obrigação e permissão é irracional. Conclui-se que a existência de normas jurídicas permissivas é necessária para sobrevida de qualquer ordem jurídica, não sendo possível comandar toda situação fática, sendo necessário permitir que algumas simplesmente aconteçam.