Teoria crítica nas Passagens de Walter Benjamin

Kairós

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ISSN: 2357-9420/1807-5096
Editor Chefe: Dr. Renato Moreira de Abrantes
Início Publicação: 20/01/2004
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Teologia, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Teoria crítica nas Passagens de Walter Benjamin

Ano: 2008 | Volume: 5 | Número: 1
Autores: A. A. B. Sampaio, I. M. Guilherme, I. F. Rodrigues, M. M. A. Maciel, P. A. P. Miranda
Autor Correspondente: A. A. B. Sampaio | [email protected]

Palavras-chave: Passagens. Dialética. Capitalismo. Fantasmagorias. Paris.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no grupo de estudos de teoria crítica da obra Passagens. Assim, o que temos aqui é um texto de várias mãos que organizamos em dois momentos: no primeiro uma leitura sobre as transformações sociais e políticas do século XIX; no segundo apresentamos uma leitura voltada para um olhar estético de tais transformações. Partimos basicamente das Exposés escritas em 1935 e em 1939, onde encontramos um grande resumo das questões apresentadas nos cadernos das Passagens. Nesta obra, Walter Benjamin busca realizar um estudo para compreender os novos fenômenos do século XIX, suas mudanças culturais, políticas e econômicas. Para tanto, o autor desenvolve uma pesquisa fisionômica da cidade de Paris, na qual ele acredita ser a capital do século XIX, cidade que reúne todos os grandes elementos das novas configurações do capitalismo.