TEATRO EN TRANSICIÓN.DRAMATURGIA, POLÍTICA Y RELACIONES SOCIALES EN SANTA FE (ARGENTINA), ENTRE LA ÚLTIMA DICTADURAY LA TRANSICIÓN DEMOCRÁTICA

Revista Binacional Brasil-Argentina

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ISSN: 2316-1205
Editor Chefe: José Rubens Mascarenhas de Almeida
Início Publicação: 30/06/2012
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Agrárias, Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Engenharias, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

TEATRO EN TRANSICIÓN.DRAMATURGIA, POLÍTICA Y RELACIONES SOCIALES EN SANTA FE (ARGENTINA), ENTRE LA ÚLTIMA DICTADURAY LA TRANSICIÓN DEMOCRÁTICA

Ano: 2017 | Volume: 6 | Número: 2
Autores: L. Alonso
Autor Correspondente: L. Alonso | [email protected]

Palavras-chave: Ditadura Cívico-militar,Teatro Independente, Integração, Resistência, Transição.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

No estudo dos fenômenos artísticos e literários durante aúltima ditaduracívico-militar  argentina(1976 -1983), tem  passado pelo  predomínio  de uma  interpretação  baseada  na  noção  de “apagão  cultural” provocado pela    repressão    e    censura,prevalendo, a consideração de uma certa “resistência cultural”. Por  outro  lado,  a  historiografia  sobre  as  atitudes  sociais  frente às   ditaduras tem mostradoa   existência   de amplas “zonascinzentas”  e  a  inextricável  combinação  de  consentimentos  e dissidências.Este  texto  enfoca  o  desenvolvimentodo  “teatro independente” santafesino,  a  partir  do  momento central  da ditadura   até   a   transição   democrática.   Apresentando   uma caracterização  geral  do  espaço  teatral  e  a  postulação  de  uma “comunidade” formada em torno de certas relações sociais, o texto  enfocaalguns  episódios  que  permitem  uma  análise  mais densa. Demonstra a  coexistência  deatitudes  de  integração  no quadro   institucional   ditatorialcom   outras   de   resistência micropolítica  e de  expressão  de  uma  subjetividade  dissidente. Finalmente,  postula  que  a  transformação  dessas  relações  em termos  de  transição  política,  era  da  mão  de uma  transição geracional e estética na construção de uma nova dramaturgia



Resumo Espanhol:

En el estudio de los fenómenos artísticos y literarios durante la última  dictadura  cívico-militar  argentina  (1976-1983),  se  ha pasado  del  predominio  de  una  interpretación  asentada  en  la noción de un “apagón cultural” provocado por la represión y la censura, a la consideración de una cierta “resistencia cultural”. Por  otra  parte,  la  historiografía  sobre  las  actitudes  sociales frente  a  las  dictaduras  ha mostrado  la  existencia  de  amplias “zonas  grises”  y  la  inextricable  combinación  de  consensos  y disidencias. Este texto se focaliza en los desarrollos del “teatro independiente”  santafesino  desde  el momento  central  de  la dictadura   hasta   la   transición   democrática.   Presentando   una caracterización  general  del  espacio  teatral  y  la  postulación  de una  “comunidad”  conformada  en  torno  a determinadas relaciones sociales, se hacefoco luego en algunos episodios que permitan  un  análisis  más  denso.Se  muestra  cómo coexistieron algunas   actitudes   de   integración   en   el   marco   institucional dictatorial con otras de resistencia micropolítica y de expresión de   una   subjetividad   disidente.   Por   fin,   se   postula   que   la transformación  de  esas  relaciones  en  términos  de  transición política,  fue  de  la  mano  de  una  transición  generacional  y estética en la construcción de una nueva dramaturgia.