SUCESSÃO E SEUS FATORES LIMITADORES / FACILITADORES: O ESTUDO DE CASO NA ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE UBERLÂNDIA-MG (ASSARTUDI)

Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo

Endereço:
Rua Papa João XXIII, 46 - ap. 404 - Centro Cívico
Curitiba / PR
80530-030
Site: http://relise.eco.br/index.php/relise/index
Telefone: (41) 9998-8773
ISSN: 2448-2889
Editor Chefe: Fernando Antonio Prado Gimenez
Início Publicação: 30/04/2016
Periodicidade: Bimestral
Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

SUCESSÃO E SEUS FATORES LIMITADORES / FACILITADORES: O ESTUDO DE CASO NA ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE UBERLÂNDIA-MG (ASSARTUDI)

Ano: 2016 | Volume: 1 | Número: 3
Autores: L. S. Cecílio, E. G.de Sousa
Autor Correspondente: L. S. Cecílio | [email protected]

Palavras-chave: empreendimentos sociais, terceiro setor, processo sucessório.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O propósito deste trabalho foi investigar como ocorre o processo de sucessão em um empreendimento social, a partir de um estudo de caso na Associação dos Artesãos de Uberlândia (ASSARTUDI), identificando quais fatores limitam e quais facilitam esse processo a partir das dimensões Indivíduo, Organização e Ambiente. Além disso, foi realizada uma análise em profundidade do processo sucessório traumático pelo qual a associação passou. A escolha do caso levou em consideração as características da organização e a ocorrência de mudanças após o processo sucessório, além, do número de sucessões ao longo de sua existência. Os resultados apontaram que os dirigentes perceberam a importância de planejar e de gerenciar a sucessão e se conscientizaram a respeito de alguns fatores que requerem atenção, principalmente no que concerne ao planejamento da sucessão. Espera-se que este estudo contribua para que os gestores de empreendimentos sociais possam refletir sobre a importância do planejamento do processo sucessório, sobre a gestão desse processo e sobre os stakeholders que estão direta ou indiretamente envolvidos e que sofrem as consequências resultantes desse processo.