Sobre Rítmicas "Complexas" e Métodos de Ensino

Revista da Tulha

Endereço:
Rua Prof. Dr. Olivier Toni, s/n - Monte Alegre (Cidade Universitária)
Ribeirão Preto / SP
14040-900
Site: http://www.revistas.usp.br/revistadatulha/index
Telefone: (16) 3315-0102
ISSN: 2447-7117
Editor Chefe: Marcos Câmara de Castro; Eliel Almeida Soares
Início Publicação: 02/01/2017
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Sobre Rítmicas "Complexas" e Métodos de Ensino

Ano: 2018 | Volume: 4 | Número: 2
Autores: Natália Brunelli da Silveira, Marcos Câmara de Castro
Autor Correspondente: Natália Brunelli da Silveira | [email protected]

Palavras-chave: Métodos de ensino de rítmica, Manuseio do tempo musical, Assimetrias rítmicas.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo é uma pesquisa bibliográfica teórica sobre rítmica e seus métodos de ensino, realizada por meio de levantamento de definições e conceitos relacionados a ritmo e ao recorte rítmico escolhido; e análise de métodos utilizados por universidades estaduais paulistas, nas disciplinas de percepção musical e rítmica, quando esta existe na grade, sendo eles: Guia Teórico-Prático para o Ensino do Ditado Musical partes I e II de Pozzoli; Rítmica de José Eduardo Gramani; Manual de Rítmica de Abelardo Mato Alonso; Ritmo de Bohumil Med; e Treinamento Elementar para Músicos de Paul Hindemith; quanto aos seus respectivos princípios norteadores para elaboração dos exercícios propostos como também, quanto às suas abordagens com relação à subdivisão e ao manuseio do tempo musical. Desta forma, busca-se entender como tais métodos e, por consequência, o ensino superior de música no estado de São Paulo, trabalham questões referentes a assimetrias possíveis de ocorrerem tanto na macroestrutura do compasso, expressa por meio da fórmula de compasso, quanto em sua microestrutura, compreendida pela acentuação e subdivisão do tempo. Observa-se com relativa frequência nos estudantes de música dificuldades para execução de tais assimetrias e, sendo assim, é importante compreender primeiro a forma que são pensados os exercícios de rítmica para futuramente apontar alternativas para sanar essas dificuldades.



Resumo Inglês:

This article is a theoretical bibliographical research about rhythmic and its teaching methods, carried out by means of a survey of definitions and concepts related to rhythm and to the chosen rhythmic cut; and analysis of methods used by state universities in São Paulo, in the disciplines of musical perception and rhythmic, being: Theoretical-Practical Guide to Teaching Musical Dictation Parts I and II by Ettore Antonio Pozzoli; Rhythmic by José Eduardo Gramani; Manual of Rhythm by Abelardo Mato Alonso; Rhythm by Bohumil Med; and Paul Hindemith’s Elementary Training for Musicians; as well as their respective guiding principles for the elaboration of the proposed exercises as well as their approaches to subdivision and manipulation of musical time. In this way, it is sought to understand how such methods and, consequently, higher education of music in the state of São Paulo, deal with questions regarding possible asymmetries occurring both in the macrostructure of the measure, expressed by the time signature, and in its microstructure, understood by the accentuation and subdivision of time. It is often observed in music students difficult to carry out such asymmetries, and so it is important to first understand the way in which rhythmic exercises are designed in order to point out alternatives to solve these difficulties in the future.